26 de out. de 2021

Desembargadora Angela Salazar participa de encontro de corregedores dos TRE's, em Brasilia

A corregedora do Tribunal Regional do Maranhão, desembargadora Angela Salazar,  esteve em Brasília nesta segunda-feira, 25, reunida com os demais corregedores da Justiça Eleitoral  e com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luis Roberto Barroso, participando de eventos que trataram de modernizacão de cadastros nacionais de improbidade administrativa e inelegibilidades, compartilhamento de boas práticas, eleições 2022 e sistema de inspeções e correições, entre outros assuntos.


No vídeo publicado no final dessa materia, a magistrada faz um breve relato de suas ações na Corregedoria.

Angela Maria Morais Salazar


Angela Maria Moraes Salazar nasceu em São Luís Gonzaga do Maranhão, no dia 26 de novembro de 1957, filha de Benedito Salazar e de Maria da Conceição Moraes Salazar.


Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, em dezembro de 1980. Três anos depois concluiu o curso de Serviço Social, também pela UFMA.


Tem pós-graduação – MBA em Poder Judiciário – pela Fundação Getúlio Vargas, e em Ciências Criminais, pelo Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma).


Exerceu a atividade de delegada de polícia, concursada, em 1982 e 1983, quando foi aprovada no concurso para promotora de justiça, cargo que ocupou até 1986 no Ministério Público estadual.


Ainda em 1986, foi aprovada e nomeada, em 4 de dezembro, juíza de direito. Tomou posse como titular da comarca de Vitória do Mearim. Atuou na comarca de Barra do Corda (1991-1992) e participou da implantação da comarca de Açailândia, tornando-se a primeira juíza e diretora do Fórum, em 1992. No ano seguinte obteve remoção para a comarca de Pedreiras.


Foi promovida à comarca de São Luís em 1996, como juíza auxiliar da 1ª Vara da Infância e da Juventude, acumulando também a mesma atribuição na 2ª Vara de mesma especialização.


Trabalhou ainda no 1º Juizado Criminal da capital e foi juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça por dois biênios, de 2002 a 2005.


Implantou, em dezembro de 2005, a 11ª Vara Criminal de São Luís, com competência para processar e julgar crimes contra crianças e adolescentes.


Foi coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do TJMA em 2006 e 2007, e retornou para a 11ª Vara Criminal, onde permaneceu até novembro de 2008, quando obteve remoção para a 5ª Vara da Família.


Angela Salazar teve acesso ao cargo de desembargadora pelo critério de merecimento, tendo sido oficialmente empossada no dia 16 de outubro de 2013.

*Informações do TRE-MA