6 de mai. de 2021

Câmara de Vereadores de Bacabal discute segurança pública com os chefes das polícias Civil e Militar do município

Reportagem produzida pela Assecom Câmara, com edição
Era grande a expectativa dos vereadores de Bacabal pela audiência com os chefes das polícias civil e militar da cidade, no plenário vereador Jocimar Alves de Sousa. E na sessão ordinária da câmara, realizada na tarde de ontem, 05, o comandante do 15º BPM, Major Berrêdo, ladeado pelo subcomandante da corporação, Major Hamilton, além do delegado Oséias Cavalcante, titular da 16ª Delegacia Regional de Policia Civil, participou da reunião que tratou de vários assuntos ligados a segurança pública no município.
O presidente da câmara, vereador Manuel da Concórdia (PDT), fez a abertura dos trabalhos agradecendo a presença das autoridades policiais, exaltando o interesse coletivo dos membros do parlamento em sempre buscar manter o diálogo aberto, com todos os órgãos instalados em nosso município, com o intuito de colaborar de alguma forma, por meio da câmara de vereadores, para que os vários segmentos do serviço público sejam prestados com qualidade e eficácia na cidade de Bacabal.
O Major Berrêdo, explicou que o Copom (Central de Operações da Polícia Militar) é um serviço que está disponível para todos os moradores da sede e zona rural. Que a PM tem como objetivo atender todas as ocorrências que lhe são pertinentes. Entretanto, ao invés da “Patrulha Rural”, a Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar) é o grupamento especializado em ocorrências desta natureza.
Tanto o Major Berrêdo, quanto o Delegado Regional Oséias, explicaram a importância do registro das ocorrências para o tornar o trabalho das polícias mais técnico e prudente. Entretanto, o Delegado Regional reconheceu a dificuldade existente pela pandemia, para se registrar o Boletim na Delegacia Virtual, embora, esclarecendo que as ocorrências graves, estão sendo atendidas de forma presencial.

Por fim, revelou que, apesar das limitações de efetivo do órgão, a dedicação e empenho dos agentes é uma garantia que a população pode ter na prestação de serviço da Policia Civil. Major Berrêdo, destacou ações como a prisão de traficantes, assaltantes e o retorno do “Esquadrão Águia” como respostas que estão sendo dadas em seu comando para o combate à criminalidade.

Manuel da Concórdia, encerrou a audiência se colocando à disposição das corporações, para junto com os demais vereadores, ajudarem por meio do Poder Legislativo, as policias Militar e Civil a buscarem melhorias junto as autoridades políticas, quando necessário.