7 de fev. de 2021

Médico bacabalense Dr. Raphael Morais realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia em Lago da Pedra

Filho do vereador e presidente da Cânara Municipal de Bacabal, Manuel da Concórdia, o médico Dr. Raphael Moraes comandou a equipe, que, nesta sexta-feira, 6, realizou a primeira cirurgia de videolaparoscopia em Lago da Pedra.

A videolaparoscopia é uma técnica que pode ser utilizada tanto para diagnóstico quanto para tratamento, sendo esta última denominada videolaparoscopia cirúrgica. A videolaparoscopia é realizada com o objetivo de observar as estruturas presentes na região abdominal e pélvica e, caso haja necessidade, remoção ou correção da alteração.

Nas mulheres, a videolaparoscopia é feita principalmente para diagnóstico e tratamento da endometriose, no entanto este não é o primeiro exame realizado, pois é possível chegar ao diagnóstico através de outros exames, como a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética, por exemplo, que são menos invasivos.
O procedimento ocorreu no Hospital Regional Dr. Rubens Jorge. Entregue há 8 meses pelo Governo do Maranhão, inicialmente apenas para o combate à Covid-19, a unidade recebeu novos leitos, agora são 32 leitos para o combate ao Coronavírus, 10 leitos de UTI e 22 de clínica cirúrgica. 

Com iinformações do Blog do Carlinhos Filho.