23 de fev. de 2021

Candidatos se revoltam com cancelamento de processo seletivo para vagas no Hospital de Campanha de Bacabal e suspeitam de favorecimento à apadrinhados de Simplício Araújo

O Processo Seletivo Simplificado anunciado com objetivo de selecionar profissionais para o preenchimento de vagas provisórias em caráter emergencial, para atuar no Hospital de Campanha de Bacabal encheu de expectativa a população local e da região. Na esperança de conseguir uma vaga de emprego centenas de pessoas enfrentaram fila, sol e chuva. Contudo, todos foram pegos de surpresas com o comunicado do Instituto Vida e Saúde dando conta do cancelamento do Edtal (Nº. 004/2021/MA) referente ao certame.


Segundo o INVISA, o fato se deu por inconsistência nas informações constantes no site em cargos previstos e que haverá abertura de um novo processo, pois o anterior será completamente invalidado. “Contamos com a compreensão de todos e pedimos, aos candidatos que estiverem interessados no novo processo, que fiquem atentos nosso site, www.invisa.org.br, pois deverão realizar novo cadastro”, diz ainda o comunicado.

O sentimento que fica é o de frustação e de que haja por trás disso uma manobra para favorecer pessoas ligadas politicamente a Simplício Araújo e Expedito Jr, respectivamente secretário e adjunto da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), e que alegam ter viabilizando a doação da estrutura após diálogos com a embaixada norte-americana no Brasil.


O Hospital de Campanha de Bacabal iniciou o atendimento nesta segunda-feira (22), com ambulatório com consultas médicas e leitos para pacientes com necessidade de medicação e/ou observação. O novo serviço será aberto ao público com sintomas leves ou iniciais do novo coronavírus. Para as pessoas com quadro grave da Covid-19, o Hospital Regional Laura Vasconcelos continua como unidade de referência para tratamento, com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


A desconfiança da população tem seus motivos, pois não é a primeira vez que Simplício e seu subordinado tentam tirar vantagens eleitoreiras com a promessa de gerar empregos. Ainda em 2017, quando Simplício almejava uma vaga na Camara Federal, houve a promessa de uma fábrica da cervejaria Itaipava para Bacabal. Com aporte de aproximadamente R$ 480 milhões, o investimento geraria mais de 500 empregos diretos.


O descredito tem feito a dupla contabilizar sucessivas derrotas nas urnas, a última delas vexatória, pois mesmo se utilizando da máquina do estado para cooptar aliados e bancar funcionários fantasmas, Expedito Jr, candidato a prefeito, foi derrotado por quase 8 mil votos de diferença, a maior já registrada.