10/01/2020

Prefeito Dr. Júnior dá posse aos novos membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de São Luís Gonzaga do Maranhão

Os novos conselheiros tutelares do município de São Luís Gonzaga do Maranhão tomaram posse nesta sexta-feira (10), em cerimônia realizada no Centro Social e Cultural Joan Brito Nascimento. Eleitos por meio de voto popular em outubro do ano passado, eles têm como função zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como acompanhar os menores em situação de risco e decidir, em conjunto, medidas de proteção.

Os membros do Conselho receberão remuneração mensal, além dos benefícios trabalhistas.

A posse foi conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da prefeitura. Estiveram presentes o prefeito Dr. Júnior, a secretária de Assistência Social Socorro Fernandes e demais secretários municipais, vereadores e convidados.

Os cinco novos conselheiros tutelares empossados são: Maria de Fátima Silva da Costa, Maria Vânia Nascimento da Silva Sousa, Vanete Cristina Sousa Silva, Rita Moreira da Silva e Ana Ferreira Aquino.

Também tomaram posse os suplentes: Francisco Jailton Nscimento da Conceição, Abinoam Randison Lima Silva, Francisca Matilde Morais Fernandes, Geniane Nascimento da Silva e Clemilson Pereira da Silva. Todos permanecerão no cargo até 2023 e passaram pelas etapas de aprovação no exame de conhecimentos específicos, comprovação dos requisitos exigidos pelo cargo, eleição e curso de formação.
Crianças que integram o Projeto Municipal Dançando e Educando fizeram uma breve apresentação durante a solenidade.
Denúncia

O Conselho Tutelar solicita que a comunidade realize denúncias de violação do direito da criança e do adolescente por meio do telefone disque 100, número que funciona em nível nacional por meio de ligação gratuita e anônima. Toda denúncia realizada é destinada para três esferas: o Conselho Tutelar, a delegacia especializada o órgão fiscalizador – Ministério Público.