Blog do Sérgio Matias

Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos. (Sócrates).

06/09/2019

Prefeitura de São Luís Gonzaga do Maranhão realiza desfile cívico em comemoração a independência do Brasil

Do Portal Cuxá

O município de São Luís Gonzaga do Maranhão realizou, na quinta-feira (5), o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, na Praça da Bandeira.

Escolas municipais, estaduais, instituições civis e militares desenvolveram a temática que envolve a diversidade cultural e os temas integradores do currículo do território maranhense.

No município, as festividades da independência já haviam sido esquecidas, pois há mais de 7 anos não ocorria o desfile. Entretanto, a partir do ano de 2017, com a gestão do prefeito Dr. Júnior (PDT) houve o resgate dessa festa tradicional em nosso país.

A programação foi dividida em dois turnos (matutino e vespertino) e contou com a participação das escolas da sede e dos povoados.

Pela manhã se  apresentaram as escolas: Maria Fernandes Freitas; Jardim de Infância Victor Sousa; E. M. Irmã Maria Muller; E. M. São Francisco; São Francisco III; E. M. Antônio Abreu e o Jardim de Infância Tio Patinhas.

À tarde foi a vez das escolas: E. M. Pedro Celestino dos Santos; E. M. Eliza Monteiro; E. M. Juvenal Gonçalves Aguiar; E. M. 13 de Maio; Escola Família Agrícola; U. I. Frei Nicolau; E. M. Herculano Parga; E. M. Luiz Rocha; E. M. João Sales; C. E. Nazaré Ramos; além do Grupo Desbravadores.
O encerramento ficou por conta da Fanfarra Professor Chaguinha; Banda Musical Professor Osvaldo Amorim e  Banda Marcial Professora Neuma Parga.

Dentre as apresentações, torna-se relevante destacar uma temática bastante expressiva e que foi abordada por mais de uma escola com o tópico o “empoderamento da mulher do século XXI”.

O desfile cívico não atraiu apenas os moradores do município, mas também de outras localidades.