Blog do Sérgio Matias

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:15)

05/09/2019

Longe dos olhos da população, ambulâncias doadas a Bacabal pelo Governo Federal estão sendo descaracterizadas

As ambulâncias vieram com a logomarca do governo Bolsonaro.
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e tendo como meta renova 100% da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, fez a doação de novas ambulâncias para municípios de várias partes do país. Bacabal, além de receber esses veículos, teve restabelecido o repasse de recurso financeiro destinado ao incentivo de custeio mensal das ambulâncias- Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidade de Suporte Avançado (USA) - e motolâncias pertencentes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Bacabal.

Art. 1º Fica restabelecida a transferência mensal de recurso financeiro destinado ao incentivo de custeio mensal das Unidades de Suporte Básico, Unidade de Suporte Avançado (USA) e Motolâncias do Município de Bacabal (MA), pertencentes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Regional de Bacabal (MA), conforme anexo a esta Portaria.
Mandetta.

O Anexo constante da Portaria publicada no Diário Oficial da União especifica como deve ser aplicado o vultoso recurso: R$ 1.542.450,00 (um milhão, quinhentos e quarenta e dois mil, quatrocentos e cinquenta reais).

Porém, nos últimos dias a população vem se deparando com uma versão fantasiosa criada pela gestão municipal. Conforme publicidade da própria prefeitura, elas foram adquiridas com recursos próprios e serão apresentadas em solenidade que acontece em frente ao Hospital Geral (Socorrão) nesta sexta-feira (6).
Para tanto, esses veículos desde que chegaram são mantidos em um galpão particular localizado próximo ao bairro Ramal, onde estão sendo descaracterizados.

A identidade visual do SAMU (veja abaixo), nas cores vermelha e laranja, dará lugar ao verde e azul da gestão municipal. Da padronização original só será mantida a marca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, que tem como elemento central a “Estrela da Vida”, que faz das suas pontas a representação das funções da Emergência Médica, e no seu centro a serpente e o bastão, referências ao caduceu de Esculápio, símbolo da Medicina.
A população deve recordar que não é a primeira vez que a gestão municipal usa imóveis particulares para esconder bens públicos dos olhos da população. No inicio do ano uma máquina cedida pelo Governo Federal para perfurar poços artesianos permaneceu absoleta por alguns meses em uma propriedade do secretário municipal de Finanças Marcelinho Sergipano.

LEIA TAMBÉM:

SAMU: Renovação da frota de Bacabal não tem investimento da prefeitura; é exclusivo do Ministério da Saúde que ainda restabeleceu repasse de R$ 1,5 milhão