Blog do Sérgio Matias

Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos. (Sócrates).

28/10/2019

Detinha: Ecos de um novo cenário político, uma possível primeira-dama do estado

Diferente do que acontece na maioria dos municípios, o papel da primeira-dama dos governadores é bastante desconhecido da grande maioria dos maranhenses. Em um universo aonde o empoderamento feminino ganha bastante destaque, força na política e influência nas tomadas de decisões vale pensar no papel da mulher como colaboradora direta dos governantes, além da aguçada sensibilidade, a mulher tem pulso firme e atitude.

O povo maranhense, em sua maioria, desconhece os nomes dessas mulheres que já viveram e ainda vivem nesse palácio, o que faz, o que pensa e como se comporta diante de um cenário político e social tão complexo.

O sentimento do povo é por uma primeira dama participativa, que abrace as causas sociais, que lute em defesa das mulheres, que conheça o estado e todas as suas problemáticas, que seja presente e não apenas uma figura decorativa no estado e que, vez por outra, apareça em um calendário de “boas festas.”

Nesse cenário, a deputada estadual Detinha, esposa do deputado federal Josimar Maranhãozinho ganha força e admiração, já que o nome do seu marido é constantemente citado como um possível pré-candidato ao governo do estado.

Detinha é uma mulher de pulso firme, já foi secretária de assistência social, prefeita e assume o primeiro mandato no parlamento estadual. Ela conhece o Maranhão, teve vivência em terras de chão batido, em lugares longínquos e carentes do poder transformador do estado. Seria ela, a primeira dama que o estado precisa?...

A resposta o tempo dirá.