Blog do Sérgio Matias

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:15)

11/09/2019

Desembargador Marcelo Carvalho receberá Título de Cidadão Honorário de Bacabal

Assecom/Câmara Municipal

Por iniciativa conjunta da sua Mesa Diretora que tem como presidente Manuel da Concórdia (Podemos) e Dr. Lula (PHS) como 1º secretário, a Câmara Municipal de Bacabal entregará nesta quarta-feira (11), em Ato Solene que acontecerá às 15 horas, o Titulo de Cidadão Honorário de Bacabal, ao Desembargador Marcelo Carvalho Silva, Corregedor Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

ção, segundo explica o Artigo 1º do Decreto, se dá pelo relevantes e reconhecidos serviços que o Desembargador Marcelo Carvalho presta ao Município, como Membro Efetivo da mais Alta Magistratura Maranhense, a Corte do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Quem é...

O Desembargador  Marcelo Carvalho Silva é nascido em Teresina, Piauí, graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA no ano de 1982. Exerceu o cargo de Promotor de Justiça nas Comarcas de Santa Luzia e Vitorino Freire de 1983 a 1986. Ingressou na Magistratura em 24 de novembro de 1986, tendo sido Juiz de Direito nas Comarcas de Vargem Grande, Rosário e Imperatriz. Em São Luís, foi Juiz da 4ª Vara da Família, da 9ª Vara Criminal e da 2ª Vara da Fazenda Pública.

Também, exerceu suas atividades judicantes na 1ª Zona Eleitoral de 1997 a 2001 e como Juiz Corregedor em quatro gestões, sendo a última de janeiro de 2006 até a sua ascensão a cargo de Desembargador, para qual foi promovido pelo critério de merecimento. No último ano de atividade como Juiz de Vara, em 2005, registrou índice de produtividade de 78%, de acordo com dados do perfil funcional, elaborado pela Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão.

Professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, no período de 1991 a 1994, tendo também ministrado Processo Penal no UniCeuma, na Escola Superior do Ministério Público e Escola Superior de Magistratura, da qual foi Vice-Diretor de 1993 a 1998. É membro do Conselho Editorial da Revista Ciência Jurídica e sócio do IBCCRIM. É ainda autor das obras jurídicas “Compêndio de Legislação para Concursos e Profissionais – Leis Judiciárias do Estado do Maranhão” e “Decisões Antecipatórias, Cautelares, Liminares e Sentenças”.

Bacabal

Tem com o município de Bacabal ligações quase umbilicais, tendo no município sido morador por todo o seu período de adolescência, acompanhando a mãe, professora Maria de Lourdes Carvalho Silva, que à mesma época era arrendatária do Colégio Santa Rosa, escola de propriedade de Luís Mário Jácome, na companhia dos Irmãos Fernando Carvalho Silva, Leonardo Carvalho Silva e Raquel Carvalho.

Na cidade construiu e mantém grandes amigos e ao município, como Membro Efetivo da mais Alta Magistratura Maranhense, a Corte do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão tem prestado os relevantes serviços que hoje aqui são reconhecidos com a outorga da honraria.