Blog do Sérgio Matias

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:15)

17/09/2019

CEO: Por irregularidades, desgoverno Edvan Brandão/Roberto Costa tem recurso federal suspenso


Diante de irregularidades detectadas pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal, do Departamento de Saúde da Família, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Bacabal teve suspensa a transferência do incentivo financeiro de custeio mensal do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A Portaria, publicada no Diário Oficial da União, cita irregularidades na alimentação do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS), descumprindo o previsto nas normativas específicas.
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que em Bacabal funciona na rua Florêncio Monteiro, ao lado do SAMU, são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade.
Serviços ofertados pelos CEO

· Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.

· Periodontia especializada.

· Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros.

· Endodontia.

· Atendimento a portadores de necessidades especiais.

Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.
Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos.
Cada Centro de Especialidade Odontológica credenciado recebe recursos do Ministério da Saúde.