últimas Notícia

banner-DO-ESTADO-2019.jpg

17/02/2019

Deputada estadual Detinha faz indicação para um centro de hemodiálise na região do Alto Turí

A indicação 092/19 de autoria da deputada estadual (PR), Detinha pede ao Secretário de Estado da Saúde Carlos Lula, a instalação de um centro de hemodiálise na região do Alto Turí, precisamente no hospital Dr. Isaías, no município de Zé Doca.

A parlamentar alegou em sua justificativa a enorme distância percorrida semanalmente pelos pacientes renais crônicos e a ausência do estado na saúde pública do Alto Turí. Segundos estáticas o numero de pacientes com problemas renais crônicos aumentou no Maranhão, a política do programa “Mais Saúde” é melhorar a qualidade de vida dos maranhenses, seja em qualquer região.

Devido as distâncias, as viagens são bastante dolorosas. Nas cidades mais distantes da região tem pacientes que precisam percorrer mais de 300 quilômetros até Bacabal. Diversos Maranhenses da região têm enfrentado uma peregrinação para conseguir fazer hemodiálise.

Apenas 7% dos municípios brasileiros têm clínicas e hospitais que fazem o tratamento. E muitos pacientes precisam passar horas na estrada para conseguir atendimento.
banner-DO-ESTADO-2019.jpg