04/02/2019

Advogado Emílio Carvalho teria sido "substituído" pelo segurança particular em Controladoria da Prefeitura de Bacabal

Emílio (de camisa preta) em momento de descontração com o segurança particular e amigo.
Quando da divulgação das portarias nomeando os ocupantes do primeiro escalão da Prefeitura de Bacabal, na gestão Edvan Brandão (PSC), ainda na interinidade, em julho de 2018, o advogado Dr. Emílio Carvalho aparecia como titular da Controladoria Geral do Município, pasta com o status de uma secretaria, ligada diretamente ao gabinete do prefeito.

Apadrinhado do deputado estadual Roberto Costa (MDB), Dr. Emílio Carvalho logo nas primeiras semanas de gestão não se sentiu à vontade para despachar na sala simples do prédio da prefeitura, assim, passou a exercer a função no escritório da sua mansão, na esquina das ruas Manoel Alves de Abreu e Carlos Pereira.
Desde então, de lá, dizem, partem as mais importantes decisões com respeito ao poder público municipal, inclusive, onde o próprio prefeito precisa ir sempre que necessita assinar os atos de governo, que, por sinal, vez ou outra são omitidos da população, ao contrário do que exige a lei.

Foi assim, por exemplo, nos casos da exoneração do ex-secretário de Administração Ely Brandão de Farias, irmão do prefeito, que deu lugar a esposa, essa, em seguida, também exonerada para abrir caminho ao sobrinho Davi Brandão Farias, o “Rei Davi”, filho do prefeito Edvan, que passou a acumular ilegalmente o cargo de secretário municipal com o de assistente técnico na Assembleia Legislativa do Maranhão.
Já no caso dos atos municipais citados acima não houve a publicação de nenhum deles no Diário Oficial. Porém, não foram os únicos e recentemente chegou ao conhecimento do Blog do Sérgio Matias mais um nesse contexto.

Para a surpresa de muitos e espanto geral, um policial militar teria sido nomeado como o novo controlador geral do município, em substituição ao advogado Dr. Emílio Carvalho que permanece respondendo pela pasta, mas agora oficiosamente, sem se comprometer diretamente.

Quem é?

Sd PM Maksondeygon Farias de Castro Pinto foi proprietário de oficina de motos até ingressar na Polícia Militar do Maranhão. Lotado no 15º BPM, faz as vezes de segurança particular de Dr. Emílio Carvalho de quem é amigo próximo;, tendo, até, feito parte da comitiva do prefeito Edvan Brandão que foi a Brasília no final de 2018, como mostra foto abaixo.
Os dois na visita que o prefeito de Bacabal fez ao então ministro da educação nos últimos dias do governo Michael Temer e que de nada serviu, exceto atrapalhar a "limpeza das gavetas" do gabinete que Rossieli Soares fazia antes de se despedir da pasta.
Os porquês do caso

Além de mais um ato às escuras, ainda restam pontos obscuros. Senão vejamos:

- O que teria motivado o ato;
- Quem teria indicado o policial para o cargo;
- Quais qualificações tecnicas ele tem para tal.

E a dúvida de extrema relevância:

- Teria Edvan Brandão conhecimento dessa mudança no comando da pasta que tem as atribuições de servir como ferramenta de apoio ao prefeito e de orienta-lo acerca da legalidade dos atos dos servidores municipais, o protegendo como gestor?

Para nenhum destes questionamentos há respostas. Só o tempo dirá...

Opinião

Segundo o professor Milton Mendes Botelho, um bom Sistema de Controle Interno é sinônimo de “boa administração” que, também, é o objetivo de todo gestor público. Ele ensina que o gerenciamento do patrimônio público exige uma eficiente Controladoria Geral implantada.

LEIA TAMBÉM:

CADÊ TODO MUNDO? PREFEITO É DEIXADO NO VÁCUO EM EVENTO ESPORTIVO