Blog do Sérgio Matias

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:15)

23/01/2019

Projeto de Lei propõe atenção à saude bucal na rede municipal de ensino em Bacabal

Da assessoria
De autoria do vereador Coronel Egídio (MDB),  o Projeto de Lei  visa instituir, em nosso município, o programa de atenção à saúde bucal nas escolas da rede pública municipal de ensino. O presente projeto motiva-se no interesse em melhorar a saúde bucal das nossas crianças do município, assim como incentivar bons hábitos de higiene bucal da população e reduzir a prática de extrações dentárias no sistema a níveis aceitáveis, pois a oferta de serviços públicos odontológicos além de insuficientes, restringem-se, via de regra, à prática mutiladora da extração dentária.

Para contribuir com a mudança desse quadro, entende-se ser importante criar a Carteira da Saúde Bucal, como um instrumento de controle, que permitiria a anotação do histórico de cuidados dentários oferecidos a cada a estudante a partir dos 2 (dois) anos de idade. 

O objetivo da carteira é propiciar ao poder público, assim como às próprias famílias, a possibilidade de verificação da situação clínica dentária e das ações preventivas realizados nessas crianças, assim como comunicarem-se entre si, visando maior atenção à saúde bucal. 

Lembramos que uma ação nacional preventiva, consistente, contínua e planejada para a saúde bucal dos brasileiros é demanda de todos nós, que pode e deve contar com o envolvimento das escolas e com a rica parceria entre os órgãos de administração pública da saúde e os da educação.