PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

BACABAL-MA

Bacabal é uma cidade e um município do estado do Maranhão, Brasil. Suas coordenadas geográficas são 4° 13' 30" S 44° 46' 48" O, e está localizado a cerca de 250 km de distância da capital do estado, São Luís. A população do município é de 101.738 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2010, e 1 683 km². Foi criado em 1920. Bacabal é chamada carinhosamente por seus moradores de Bacaba's City e os títulos mais importantes são os de: Princesa do Mearim e Capital do Médio Mearim.

História

Onde está a Praça N. S. da Conceição, em Bacabal, o coronel Lourenço da Silva estabeleceu, em 1876, uma fazenda para cultivo do arroz, algodão e mandioca, aproveitando o trabalho escravo. Sobrevindo a Abolição, a fazenda foi vendida ao Coronel Raimundo Alves d'Abreu (a propriedade passou a ser conhecida como Sítio dos Abreu), que passou a comercializar com libertos e índios, cujas malocas se erguiam na atual localização do bairro Juçaral.

Graças a fertilidade do terreno, topografia privilegiada e recursos naturais, o Sítio prosperou rapidamente. A grande afluência de imigrantes, principalmente nordestinos, muito contribuiu também para o desenvolvimento agrícola.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Bacabal, pela lei estadual nº 932, de 17 de abril de 1920, desmembrado de São Luís Gonzaga. O nome do município teve origem na grande quantidade de palmeiras de bacaba ali existentes nos primórdios de sua colonização.

Formação administrativa

Em 17 de abril de 1920, a Lei estadual nº 932 criou o distrito e o Município, com território desmembrado de São Luiz Gonzaga. A instalação ocorreu a 7 de setembro do mesmo ano.

Bacabal é, desde a sua fundação, município-distrito. Sofreu desmembramentos em 1961, para formação dos municípios de Lago Verde (Lei nº 2.157, de 30 de novembro), Olho d'água das Cunhãs (Lei nº 2.158, de 30 de novembro), e São Mateus do Maranhão (Lei nº 2.170, de 26 de dezembro).

Formação política

Em 1958 houve eleições para o Poder Legislativo e Executivo Municipal. A disputa pela prefeitura foi vencida por Frederico Léda, que derrotou seu opositor, Euzébio Martins Trinta. O PAB - Partido da Aliança Bacabalense (oposição) conseguiu eleger 8 (oito) vereadores. O PTB - Partido Trabalhista Brasileiro elegeu apenas 1 (um) vereador - Raimundo Sérgio de Oliveira. O candidato derrotado no pleito da prefeitura de Bacabal, Euzébio Martins Trinta, questionou judicialmente a apuração das eleições, mas não obteve êxito. A diplomação dos vereadores eleitos atrasou em razão da impugnação eleitoral da oposição. Apenas no dia 31 de julho de 1959 os vereadores foram diplomados, tomando posse nos cargos no dia 9 de agosto de 1959.

Curiosamente, os novos vereadores constataram que não havia livro de registros dos trabalhos das Legislaturas anteriores na Câmara Municipal de Bacabal. Os novos vereadores providenciaram as medidas necessárias para sanar tal fato. Os Edis de Bacabal só foram registrados a partir dos expedientes datados após o dia 9 de agosto de 1959, pelos seguintes vereadores: 1º Raimundo Trindade Vale 2º Raimundo Alberto Marques 3º Sebastião Teixeira Mendes 4º Walber Pinto 5º Francisco Arrais de Morais 6º Antônio Rodrigues de Pinho 7º Serapião Morais 8º Bento dos Reis Santiago 9º Raimundo Sérgio de Oliveira.

Formação judiciária

É sede de Comarca, criada em 1944 e instalada em 26 de março de 1945, havendo passado a 3ª entrância em 4 de dezembro de 1967, segundo a Lei nº 2.814.

Referente às demandas trabalhistas, Bacabal está na jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região. Há uma Vara Federal do Trabalho, antes Junta de Conciliação e Julgamento, criada pela Lei 7.471, de 30 de abril de 1986, e instalada no início de 1987.

Em Bacabal também há sede do Ministério Público Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), funções essenciais à administração da Justiça.

Geografia

A área municipal é estimada em 1 609 km², depois dos desmembramentos havidos. Limita-se com os municípios de Bom Lugar, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Lago do Junco, Alto Alegre do Maranhão, São Mateus do Maranhão, Olho D'água da Cunhãs e São Luis Gonzaga do Maranhão.
O clima é quente, úmido, quase constante. Em 2012ja registraram-se as temperaturas máxima de 40° e mínima de 19°C. Prolonga-se de janeiro a junho a época normal de chuvas.
Entre os principais acidentes geográficos, o principal é o rio Mearim que, atingindo o Município pela parte sul no lugar Vila Velha, alcança o norte em Lage do Curral, prosseguindo até o limite com Conceição do Lago Açu. É navegável e bastante piscoso. Foi, até o advento das rodovias, o veículo natural de comunicação do Município. Há também o igarapé Ipixuna, piscoso, que penetra na parte sul do Município, atravessa a rodovia BR-316 e deságua no Mearim, com o nome de Ipixuna-Açu.

Demografia

Bacabal vem apresentando extraordinário surto demográfico, e menos e 6 meses Bacabal ganhar mais de 8 condomínios, atualmente esta sendo construindo 2 shoppings e uma galeria que ja foi construída "multi center" (Bacabal shopping que passar por uma grande reforma e avenida patio shopping) na cidade . Em 1950, segundo o recenseamento, a população do município era de 54,949 habitantes. De acordo com o censo de 2010, a população se compunha de 101,738 pessoas habitantes. Deste total de habitantes mais de 77,860 residem na zona urbana e aproximadamente 22,154 na zona rural. A população do município segundo censo do IBGE em 2010 é de 101,159 habitantes (atualizado), e 1,683 km², com densidade de 59,4 hab./km².

Shopping Pátio Avenida contara com mais de 140 lojas satélites , 5 megas lojas , 3 Âncoras(uma reservada para supermercado, talvez supermercado Mateus), 3 Salas de Cinema(Centerplex cinamas), Parque infantil, Também está projetada a construção de um torre para salas comerciais e um hotel. Lojas já confirmadas ate o momento : - Lojas Americanas, Avenida, Emmanuelle, Centerplex cinamas e Park e Games.

Bacabal shopping sera Centro Empresarial Bacabal. O novo Bacabal shopping terá 3 andares elevadores, escadas rolantes, designer arrojado e um amplo espaço para atender tanto Bacabal como a região do Médio Mearim. A primeira parte da obra está prevista para ser entregue daqui a dois anos e meio e a segunda está prevista para ser entregue daqui a três anos, com isso o novo Bacabal Shopping só será totalmente entregue para Bacabal daqui a 6 anos.

Multi Center atualmente em funcionamento contar com 22 lojas (Carmen Steffens, Márcia Gaspar loja de renome na cidade entre outras ...) Futuramente este empreendimento passará por uma expansão, com acréscimo de 15 lojas sendo integrado a um hotel com 80 apartamentos.

Urbanização

A cidade que se liga a BR-316 pela ponte de concreto sobre o Rio Mearim.
Praça Santa Teresinha.
A iluminação elétrica, inaugurada em 1931, teve sua primeira usina substituída por outra mais possante, estando atualmente, sob responsabilidade da CEMAR.

A corrente distribuída é de 220 volts, frequência de 60 ciclos/segundo e o Município está recebendo energia da Hidrelétrica de Boa Esperança.

Religião

O culto católico é praticado em 13 templos dos quais a Catedral de Santa Terezinha, que também é a matriz da cidade, Igreja de São Francisco das Chagas (cuja paróquia tem jurisdição sobre as capelas das cidades de Bom Lugar e Lago Verde), Igreja de Sant'Ana e 15 capelas, entre as quais está a de Nossa Senhora da Conceição da Porta Aberta, onde também localiza-se a Cúria Diocesana e a residência Episcopal.

Em 1º de novembro de 1968 foi instalada a Diocese de Bacabal, com a posse de D. Pascásio Rettler, OFM. Que permaneceu no cargo até 1990. Seus sucessores: D. Henrique,OFM. Passando um período de vacância (ausência de um Bispo) foi administrada por frei Frederico, OFM. Em fevereiro de 2000 assumiu a Diocese D. José Belisário da Silva,OFM permanencendo no cargo até o ano de 2005, quando foi nomeado Arcebispo de São Luís do Maranhão - o mais alto posto do Clero maranhense, foi Substituído por D. Armando Gutierrez, FAM.

O culto evangélico é praticado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus em um templo sede e 26 igrejas filiadas - denominadas de congregações, presidida atualmente pelo Pr. Francisco Soares Raposo Filho.
Entre as igrejas protestantes citam-se a Batista Pioneira, Adventista do 7º Dia, Primeira Igreja Batista
Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Batista da Paz, Assembleia de Deus , Igreja Batista de Bacabal e Igreja Batista El-Shammam.

Esporte

Ginásio Poliesportivo Vereador Joãozinho.

Economia

Rede bancária

 

Educação

Rede particular

  • FEBAC - Faculdade de Educação de Bacabal
  • Escola Batista
  • Escola Presidente Médice - Sesi
  • Escola Adventista
  • Colégio de Nossa Senhora dos Anjos
  • Instituto Educacional Monteiro Lobato
  • Instituto Educacional Balão Mágico
  • Colégio Reis Magos
  • Colégio Objetivo

Rede pública de ensino

  • Centro de Estudos Superiores de Bacabal - CESB
  • Colégio Militar Tiradentes
  • 17 de Abril
  • Arimateia Cisne
  • Estado do Ceará
  • Camélia Viveiros
  • Leda Tajra
  • Centro de Ensino Manoel Campos Sousa - CEMA
  • Presidente Sarney
  • Frei Solano
  • U.I. José Ribamar Marão
  • Roseana Sarney 
  • Rodrigues Neves Entre outros.

Rede federal de ensino

  • IFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Bacabal

 

Comunicações

Emissoras de Rádios

AM:
FM:
Entre outras que opera nas faixas 93.1 , 96.1 , 91.9 , 97.1 , 101.5 , 107.7 etc..

Emissoras de TVs

Sinais provenientes de outros municípios:

Internet

Seus provedores são: OI Velox, SIVNET (provedor de internet no estado do Maranhão, sediada na cidade de Santa Inês) , ASTEL.NET entre outros. Mais recentemente recebeu concessão a SIM Internet para explorar serviços de SCM (Servico de Comunicação Multmidia).

18 comentários:

  1. Isso sim e um uma sintese cometa de uma cidade, meus parabens Sergio, mora aqui ha mais de anos e nunca tive tanta informacao sobre Bacabal como essa essa materia.

    ResponderExcluir
  2. Uma viagem pela historia de bacabal, e informaçoes atualizadas q poucos estao sabendo.
    nota mil pois ainda nao tinha visto um blog com tantas informaçoes sobre Bacabal, tao detalhada e tao interessante.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a viagem por minha querida Bacabal...

    ResponderExcluir
  4. Cadê o pólo industrial e as indústrias. Amo bacabal mas tive que ir embora porque se não seria mais um proficional desempregado.

    ResponderExcluir
  5. só uma correção. quem tem o titulo e é considerada de princesa do mearim é pedreiras.

    ResponderExcluir
  6. Só lembrando que a COMUNIDADE CRISTÃ DE BACABAL é uma igreja evangélica.
    Situada em seu templo provisório na rua Teixeira Mendes ao lado da nova ag. do banco do Brasil, em breve no seu templo próprio na rua São Pedro bairro São Raimudo próximo à cohab. Tendo como presidente o Pr.Willingcton Aragão.

    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  7. pena q nao tem emprego dgno

    ResponderExcluir
  8. pena q nao tem emprego!!

    ResponderExcluir
  9. Bom ler tudo isso sobre a cidade em que provavelmente irei ministrar uma aula.
    O professor q se presa deve conhecer um pouco o lugar onde irá exercer sua prática.

    ResponderExcluir
  10. Parabens pra policia principamente carlos alessadro.espero q continue assim ainda tem mais se mexer ainda encontra.arnaldo

    ResponderExcluir
  11. Me ajudou muito saber da história de minha cidade

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Sergio, estou voltando às origens, no entanto, você esqueceu de mencionar várias outras igrejas evangélicas e o coito às crenças africanas. Faltou também citar Uema e a Ufma importantes autarquias na educação bacabalense e sem esquecer que da saúde aonde ao meu ver teria um foco extra. Mas, gostei e novamente parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Eu conheço essa família são humilde....de mas.-amar o pai tbm..

    ResponderExcluir
  14. Muito bom sergio vc ta de parabéns

    ResponderExcluir

Denúncias, críticas, reclamações e/ou sugestões devem ser enviadas para o email blogdosergiomatias@gmail.com ou via aplicativo whatzApp (99) 8217-3212.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...