Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

30 de mai. de 2023

ELEIÇÕES 2024: Panorama de Bacabal (parte 1)

Advogado bacabalense Dr. Emílio Carvalho.
Por ser considerado um dos maiores municípios do estado, era de se esperar que o cenário político em Bacabal fosse diferente do atual, com pelo menos um ou mais políticos medindo forças com o grupo do prefeito Edvan Brandão, mas, não é isso que ocorre. Ainda assim, em rápidas pinceladas, vou avaliar alguns que hipoteticamente podem se levantar contra as pretensões do  governo municipal mesmo tendo algum tipo de ligação política e/ou comercial.

Bate-esteira

Por falta de alguém que assumisse o posto de líder da oposição é que o nome de Marcos Miranda começou a ser ventilado como eventual pré-candidato a prefeito, muito embora não resida na cidade, não tenha nenhum serviço prestado aos bacabalenses e muito menos reúna condições jurídicas para tal. 

Contudo, há dentro da própria oposição quem o avalia como bate-esteira ou, traduzindo em miúdos, pré-candidato de araque, que na verdade tem outra motivação: a financeira.

Balão de ensaio

Ex-ajudante de ordens do ex-governador João Alberto, Coronel Egídio já teve a oportunidade de disputar a prefeitura, em 2020, quando abriu mão da reeleição a vereador. No entanto,  achou mais vantajoso se lançar a vice na chapa encabeçada por Expedito Jr, à época pupilo do então secretário de estado Simplício Araújo.

Pelo quadro que se desenha, a pré-candidatura de Egidio é novamente negociável.

Freio de mão puxado

Mal avaliados, o ex-prefeito Zé Alberto e o ex-deputado federal Alberto Filho já não têm o mesmo peso na balança, o nome em ascensão na família é do jovem vereador Alberto Sobrinho, que, pelo menos por enquanto, demonstra interesse apenas em sua reeleição e continua afinadissimo com o governo municipal. 

Partido Liberal 

De todos, o empresário e ex-vereador César Brito é o que tem dado mais sinais de que pode voltar a pleitear o cargo de prefeito, como na eleição suplementar de 2018. Aliado de primeira hora do deputado federal Josimar Maranhãozinho, ele deverá ser o nome do PL na disputa.

Carta fora do baralho

Candidato a prefeito em 2020, Expedito Jr não é nem a sobra do que foi quando  tinha a estrutura da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio para negociar apoio. Atualmente ocupando o segundo escalão da pasta, tem como única meta se garantir no emprego.

Sobrevida 

Ainda em situação confortável, o grupo político liderado por Edvan Brandão diz que decidiu, mas ainda não anunciou quem será o escolhido como candidato a sucedê-lo. De certo é que só há dois nomes na mesa: do deputado estadual Roberto Costa e do advogado Dr. Emílio Carvalho. 

Como, ao que parece, o deputado emedebista tem projetos políticos maiores, o candidato deverá ser mesmo o advogado bacabalense. 

Essa escolha é de suma importância não apenas pelo fato de ser alguém que reunirá as maiores condições de ser eleito, mas também porque será o divisor de águas na carreira política do prefeito e, consequentemente, do filho dele.

LEIA TAMBÉM: