Desde o principio o trabalho é uma atividade digna e abençoada por Deus. No livro de Gênesis encontramos “O senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo”.
O problema ao longo dos anos foi o homem, principalmente aquele que tem autoridade, não dignificar o trabalhador. Um conflito entre patrões e empregados nos Estados Unidos resultou numa greve geral num dia 1º de maio. Hoje é feriado em quase todos os países do mundo. É no México, nos países da América do Sul, países da Europa, na índia, na Rússia e na China.
Com certeza nem todos os trabalhadores tem o que comemorar. Assim como nós servidores públicos durante muitos anos não tivemos o que comemorar em nossa Bacabal.
Por quantas vezes, em diversas ocasiões, o barraqueiro virava a cara para vender para o servidor? Por quantas vezes, ser servidor público municipal era nos considerarmos de uma categoria inferior à dos outros tralhadores? Muitas vezes.
Essa é a reflexão que deixo. A reflexão de que hoje somos honrados em nosso trabalho. Em Eclesiastes se pergunta: “O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol?”. Podemos responder que além da sua dignidade por executar um trabalho honesto para a sociedade, o servidor público de Bacabal ganha dignidade e respeito e recebe seu salário com vários dias de adiantamento ao final do mês. Sabemos que não é fácil manter esse padrão. Reconhecemos a importância que nos é dada pelo prefeito Edvan Brandão.