Informa Maranhão

Contato: (99) 98857-2669 - WhatsApp

CORONA

28 de abr. de 2022

Prefeitura de Bacabal realiza caminhada pela conscientização do autismo

Na tarde de quarta-feira ( 27) a Prefeitura de Bacabal através das secretarias de Educação e Saúde, mobilizou a sociedade bacabalense para um assunto bastante comum dentro dos setores da administração pública e ainda pouco debatido na sociedade em geral, que é o transtorno do espectro do autista. A caminhada que faz alusão ao mês de conscientização do autismo, é um marco na luta das pessoas autistas e seus familiares por respeito, inclusão e compreensão.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. A criança com autismo apresenta dificuldades de comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação, o que influencia em suas relações sociais ou afetivas. A professora Fabiana Lago, disse que “ É uma caminhada de sensibilização para que as pessoas possam entender que a criança com autismo têm dificuldades e algumas limitações, mas, que ela pode estar onde ela queira estar. Pode aprender no tempo dela e como ela consegue aprender. Então isso é muito importante e as pessoas precisam entender realmente o que é o autismo”.
Profissionais da Educação que lidam diariamente com alunos autistas, foram presença marcante na caminhada que também fortalece as políticas públicas e de ensino para esses estudantes. “Temos hoje aqui a representação de várias secretarias que compõem a gestão municipal, a gestão do prefeito Edvan Brandão  juntamente com membros da sociedade civil, porque entendemos ser um assunto importante de ser lembrado de ser tratado e ser respeitado. Dessa forma, dentro da Semed temos nos dedicado com muita atenção e amor por esses alunos com profissionais devidamente capacitados”, afirmou a secretária de Educação de Bacabal Rosilda Alves.
O secretário de Saúde James Soares, lembrou que foi implantado na gestão do prefeito Edvan Brandão o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – CAPSi, que oferece atendimento para o desenvolvimento social e profissional do autista. “É importante que a nossa população comece a saber mais sobre o assunto, que as pessoas consigam definir o transtorno do espectro do autista e com ações como essa, a gente vai quebrando preconceitos, vamos mostrando como os órgãos de saúde e educação por exemplo, já trata essa questão com muita seriedade e respeito. Na saúde temos aqui na gestão do prefeito Edvan Brandão que implantou o CAPSI um local de acompanhamento para ajudar essas crianças e assim, vamos seguindo levando a bandeira do apoio, da inserção social e o respeito”.
Fonte:  Assecom - PMB