Informa Maranhão

Contato: (99) 98857-2669 - WhatsApp

CORONA

19 de fev. de 2022

Flávio Dino receberá título Doutor Honoris Causa de universidade maranhense

Por indicação da reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, foi aprovada, por unanimidade, na sexta-feira (18), na 25º reunião do Conselho Universitário (Consun), a concessão do primeiro título Doutor Honoris Causa. Honraria de maior destaque concedida por uma instituição de ensino a personalidades que tenham se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. O título será concedido ao governador Flávio Dino pelos relevantes serviços prestados à educação superior pública no Estado do Maranhão.


“O governador tem feito relevantes serviços de incentivo à educação no Maranhão, sobretudo, no Ensino Superior. Aqui na Região Tocantina ele deu um salto e marcou a história com a criação da nossa UEMASUL, concretizando um sonho. A luta pela autonomia da nossa universidade se arrastava há décadas. Além disso, tem investido muito em bolsas e projetos de pesquisa e extensão, incentivando o progresso da ciência”, explicou a reitora Luciléa Gonçalves ao ressaltar que Flávio Dino tem demostrado empenho e merece destaque por mudar os rumos da história da educação no estado.


A outorga do título ao governador será feita em sessão solene do Conselho Universitário, com data a ser designada pela Reitoria.


Os investimentos dos últimos sete anos no Ensino Superior do Maranhão ultrapassam R$ 153 milhões, destinados à melhoria da infraestrutura dos campi, aumento de vagas e bolsas de pesquisa. Neste período, foram ofertadas 128 mil vagas nas universidades estaduais e 6 mil bolsas. 


Sobre a honraria


O título Honoris Causa é uma expressão em latim, usada atualmente como um título honorífico, que significa literalmente “por causa de honra”. Utilizada quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho.


É concedido às pessoas que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das Ciências, das Letras/Artes ou da Cultura em geral e aos que tenham beneficiado de forma excepcional à humanidade ou ao país, por indicação privativa e justificada do(a) Reitor(a) ao Conselho Universitário.


No mundo acadêmico, ela é usada no reconhecimento do trabalho de pessoas que demonstraram grande empenho em suas áreas de atuação, independentemente de sua formação educacional. O homenageado ganha o título de doutor, mas não se trata do mesmo tipo de doutorado de quem defende teses.


Fonte: Secom