Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

7 de abr. de 2021

Prefeitura e Governo do Estado vão implantar núcleo do Hemomar em Bacabal

Reportagem produzida pela Assecom/Prefeitura de Bacabal

Nos próximos dias será implantado em Bacabal um núcleo do Hemomar - Centro de Hematologia e Hemoterapia. A reivindicação havia sido feita pelo prefeito Edvan Brandão e o atendimento do pleito foi comunicado na tarde desta quarta-feira pelo vice-governador Carlos Brandão em reunião com o prefeito Edvan Brandão e o secretário de Administração de Bacabal, Davi Brandão. 
 
O hemonúcleo de Bacabal está desativado há mais de uma década, funcionando apenas como Agência Transfusional, com a função de distribuir sangue, sem que seja feita a coleta. Davi Brandão explica: “Nós havíamos solicitado a reabertura e o Governo, de forma sensível, atendeu o nosso pleito em favor do povo de Bacabal. É um feito muito importante,  porque a demanda é considerável. Segundo o Plano Estadual de Saúde, nós temos uma demanda média de 1300 hemocomponentes/ano e agora vamos poder atender bem o nosso povo”.

O próximo passo para a concretização do funcionamento pleno do hemonúcleo é uma reunião que será realizada amanhã do Prefeito de Bacabal e o secretário de Administração com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Ao sair da reunião com o vice-governador Carlos Brandão, o prefeito de Bacabal comentou: “Eu sempre me preocupei muito com essa situação, os bacabalenses tendo que sair da nossa cidade para doar sangue em outros municípios como Pedreiras e Santa Inês. Por isso lutamos e conseguimos que o Governo do Estado, sempre sensível, determinasse a reativação do nosso hemonúcleo com toda a capacidade e estrutura que o povo bacabalense merece”.