Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

18 de abr. de 2021

Aniversário de Bacabal é marcado pela presença de políticos e anúncios de grandes realizações administrativas

Reportagem produzida pela Assecom/Prefeitura de Bacabal

A cerimônia de aniversário dos 101 anos de emancipação política do município de Bacabal foi uma das mais concorridas no meio político nos últimos anos.


O evento foi realizado em frente à Prefeitura Municipal, onde foram armadas tendas gigantes para proteger do sol as autoridades, a imprensa e as poucas pessoas presentes. Sabendo que muitas pessoas se concentrariam no evento, por causa da pandemia, o prefeito Edvan Brandão pediu dias antes que as pessoas, inclusive seu secretariado, acompanhassem a solenidade de casa por transmissão das emissoras de tv locais.


Expoentes políticos visitaram a cidade


O aeroporto da cidade concentrou uma grande movimentação logo cedo, com a chegada de expoentes da classe política, como o vice-governador Carlos Brandão, o secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula, o secretário de Estado da Articulação Política, Rubens Júnior, o deputado federal João Marcelo e o deputado estadual Carlinhos Florêncio.


Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de cidades do Médio Mearim estiveram presentes. Como o prefeito de São Luís Gonzaga, Dr. Junior; Ivo Rezende, prefeito de São Mateus; Alex Almeida, prefeito de Lago Verde; Adilson Machado, prefeito de Paulo Ramos e o prefeito de Satubinha, Santos Franklin.

Cerimônia com anúncios de realizações


Como de praxe, o início do evento foi ao som do Hino Nacional, executado pela Banda de Música Santa Cecília. O vice-governador Carlos Brandão, o deputado João Marcelo e o prefeito Edvan Brandão hastearam respectivamente as bandeiras do Maranhão, Brasil e a de Bacabal.


O Hino de Bacabal, composição da professora Iranise Lemos, foi cantado por Vinicius Soares, acompanhado pelo coral municipal Maria Veloso. O momento religioso foi protagonizado pelo pastor Edson Bispo, da Assembléia de Deus, e pelo Padre Lauro Henrique, da paróquia de Santa Teresinha, a santa padroeira de Bacabal.

Foi lançado durante o evento, o projeto 'Adianta Já'. Desenvolvido pelas secretarias de Finanças e a de Administração, é uma forma encontrada pela administração municipal para valorizar o servidor e impulsionar o comércio local.  Com o cartão Adianta já, o servidor efetivo ou comissionado poderá antecipar até 40 por cento do seu salário em compras nos comércios credenciados pagando uma taxa de administração de apenas 5 reais, podendo comprar a partir do dia 20 de cada mês até o dia 19 do mês seguinte.


Participaram do lançamento, o secretário de Finanças Francisco de Sousa Lima Neto e o secretário de Administração Davi Brandão.


Durante a cerimônia o prefeito Edvan Brandão assinou a ordem de serviço em que autoriza o início imediato da construção da nova Central de Abastecimento.


A Central de Abastecimento, inaugurada há mais de 40 anos, é um ponto de comércio sempre ativo. Como Bacabal é uma cidade polo, é para ali que convergem os produtores de toda a região.  Com o passar dos anos, a área construída se tornou pequena. Hoje são dezenas de vendedores instalados nas imediações da Central de Abastecimento, alguns de forma improvisada.

Sensibilizado com essa realidade, o prefeito Edvan Brandão determinou a elaboração de um plano para que aquele local seja revitalizado. O projeto está dividido em três etapas. Na primeira e na segunda etapa, será construído um anexo em cada lateral da Central de Abastecimento.


Na terceira etapa será reformado o pavilhão central, existente hoje.


Com arquitetura moderna e toda a estrutura administrativa e de higiene para o bem-estar dos comerciantes e da população, a nova central de abastecimento depois de concluída será mais um dos cartões postais de Bacabal.


Pronunciamentos


O primeiro a falar foi o vereador Manuel da Concórdia, presidente da Câmara Municipal destacou a importância das inaugurações ocorridas durante a semana e que culminaram com a entrega para o povo do hospital geral Maria Brandão.


O deputado federal e secretário de Articulação Política do Maranhão começou seu pronunciamento falando sobre a pandemia, afirmando “Não é uma gripezinha”e destacou a importância dos esforços do governador Flávio Dino, de toda a equipe de governo e do secretário de Saúde Carlos Lula.


Rubens Júnior disse ainda: “O Governo do Estado está aberto,  à disposição para fazer o máximo de parceria possível com a cidade de Bacabal. Dou alguns exemplos de ações que já estão iniciadas como a reforma do Caic [onde funcionará o Iema] que está avançada, daqui há pouco vamos marcar a data da inauguração. O Shopping da Criança será instalado como um espaço para atender todas as crianças com todos os tipos de exames e consultas de forma humanizada. E chegou a hora de Bacabal receber um restaurante popular. O Governo Flávio Dino autorizou agora, jantar a 1 real no restaurante popular e agora Bacabal será contemplado com uma dessas unidades. Além disso, teremos o Parque da Cidade, uma obra que logo vai chegar em Bacabal e será um local de esporte e lazer".


O deputado estadual Carlinhos Florêncio lembrou das famílias que formaram Bacabal. Ele recordou a chegada na cidade do seu tio José Florêncio Monteiro, em 1951. Segundo ele pai e o tio tinham comprado um carro em sociedade e o tio veio a Bacabal “para ispiar”. Satisfeitos com o comércio bacabalense, decidiram apostar no município transportando carregamentos de arroz.


“Hoje é um dia muito especial para homenagear as famílias que formaram nossa cidade, os Florêncio Monteiro, os Brandão, os Trabulsi, os Silva, os Farias, os Gomes, os Ferreira, os Milhomem, os Carvalho, os Almeida, os Longar, os Correia, todas as famílias que vieram e aquelas que nasceram aqui e que formaram essa grande cidade”, disse Carlinhos Florêncio.


Carlinhos Florêncio ainda elogiou a inauguração do Hospital  Geral e disse que o nome escolhido foi de uma pessoa que “dedicou a vida a cuidar do povo, eu conheci a sua mãe há muitos anos, prefeito Edvan, assim como seu veras também conheci e sei da luta deles ali na zona rural de Bacabal, fazendo crescer a nossa cidade.


O deputado federal João Marcelo lembrou que neste ano, ainda não é possível fazer uma festa de aniversário por causa da pandemia.


O parlamentar anunciou recursos para reforma do estádio municipal: “O mais importante para o político, governador Brandão, meu prefeito Edvan Brandão, é quando a gente faz as coisas acontecerem. Estou alocando a pedido da população e do nosso prefeito Edvan Brandão 3 milhões de reais para que nós possamos começar a reforma do Correão, essa obra tão grandiosa e um símbolo da nossa cidade construída na época do então governador João Alberto.

Quando começou a sua fala, o vice-governador Carlos Brandão fez uma homenagem às pessoas vítimas da covid-19 em bacabal. Ele mostrou o contraponto do momento, alegria pelo aniversário, pelas obras inauguradas, mas de “tanta tristeza pela morte de tantos amigos, parentes e vizinhos”.


Carlos Brandão enfatizou as melhorias para Bacabal, através da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Citou a reativação do núcleo do Hemomar, com banco de sangue. Falou também sobre o hospital de referência contra a Covid-19, instalado no prédio da UPA cedido pela Prefeitura e administrado pela secretaria de Saúde do Estado. O vice-governador reforçou o anúncio feito pelo secretário de Articulação Política, sobre a implantação de uma unidade do restaurante popular e a construção de um parque ambiental. Carlos Brandão falou também sobre a possibilidade da construção de uma nova rodoviária em Bacabal.


As palavras do prefeito Edvan Brandão foram de agradecimento e um pedido de ajuda permanente. Ele agradeceu aos deputados João Marcelo e Carlinhos Florêncio pelo empenho que tem tido na forma de contribuir com a administração de Bacabal. E pediu: “Peço que todos os senhores me ajudem, se unam para enviar recursos para o povo de Bacabal.


Com recursos próprios nós trabalhamos muito, isso demonstra um governo de responsabilidade. Em só uma semana não deu para inaugurar todas as obras, são muitas obras que vamos continuar entregando para o povo na próxima semana. Ajudem o prefeito Edvan Brandão, mandem recursos que vamos aplicar em benefício do nosso povo. Quero entregar até o último dia do meu mandato, juntamente com a vice-prefeita Graciete Lisboa, Bacabal como Princesa do Mearim".

Inauguração do Hospital Geral Maria Brandão


O ponto alto do dia foi a inauguração do Hospital Maria Brandão, localizado na rua Magalhães de Almeida, no centro da cidade.


O Hospital Geral Maria Brandão tem capacidade para 70 leitos, Sala de Estabilização 04 Leitos, Sala verde 06 leitos, Enfermaria de Isolamento 04 leitos, 12 leitos de Observação,24 leitos de Clínica Cirúrgica e 20 leitos de Clínica Médica),com média de 5.000 mil atendimentos por mês.


Além de serviços auxiliares (Eletrocardiograma, Ultrassonografias de urgência e raio x) em regime ambulatorial e de internação, contamos ainda com laboratório de análises clínicas terceirizado para atendimento do público alvo.


O Hospital Geral oferta o atendimento de clínica médica de urgência, com internação hospitalar, e em clínica cirúrgica para cirurgias eletivas e procedimentos de urgência para Bacabal e região pertinente ao polo, quais são: Altamira do Maranhão, Bom Lugar, Brejo de Areia, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Marajá do Sena, Olho D'Água das Cunhãs, Paulo Ramos, São Luis Gonzaga do Maranhão e Vitorino Freire.