Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

18 de mar. de 2021

Liderados pelo Presidente Manuel da Concórdia vereadores de Bacabal promovem visita ao SAAE

Reportagem produzida por Assecom Câmara, com redação de Abel Carvalho e fotos de Cléber Lima


Liderada pelo vereador-presidente Manuel da Concórdia (PDT), uma comissão formada pelo parlamentares municipais Anderson Viana (PL), Professor Markim (PSC), Fernando da Lusiana (PDT), Regilda Santos (PL), Dedê da Tresidela (PSC), Reginaldo do Posto (PDT) e Alberto Sobrinho (PSC), promoveu visita na manhã de hoje, quinta-feira, 18 de março, ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE), com o objetivo de acompanhar de perto o serviço que o órgão presta a comunidade bacabalense.


Os vereadores foram recebidos pelo diretor-geral da autarquia, Almir Carvalho Rosa Júnior - Dr. Júnior do SAAE.


A comissão chegou na sede do órgão no momento que equipes de técnicos da autarquia finalizavam o trabalho de limpeza dos filtros da estação de tratamento (ETA), iniciado no final da tarde de ontem, quarta-feira, como o objetivo de garantir a qualidade da água servida aos bacabalenses.

Os vereadores foram, então, levados pelo diretor a verificar, in loco, o trabalho que estava sendo finalizado, tendo Dr. Júnior explicado que a intervenção foi responsável pela suspensão no abastecimento no centro e em bairros próximos e se deu razão da perda da qualidade da água que tem chegado a população, perda motivada pelo elevado nível de turbidez na água, principal razão da manutenção nos filtros.


Audiência

Na audiência o Presidente Manuel da Concórdia, em nome dos vereadores, solicitou explicações sobre demandas coletivas, tais como a própria melhoria da qualidade da água, planos e investimentos, e, sobre as ações desenvolvidas e programadas para aplicação na autarquia municipal.


O diretor-geral mostrou que um dos principais problemas enfrentados pelo SAAE, o sistema de captação de água bruta do Rio Mearim, já foi definitivamente resolvido, em sua gestão, com a aquisição instalação de uma moderna  estação flutuante de captação, mas, que muito ainda há de ser feito.


Tomando como exemplo a limpeza, a qual os vereadores assistiram a finalização dos trabalhos, mostrou que o próximo passo será a requalificação dos quatro filtros que compõem a estação de tratamento. Os filtros, disse Almir Júnior, serão tecnicamente reconstruídos, o que garantirá a qualidade do tratamento da água servida aos bacabalenses.

Mostrou, também, que o SAAE precisa, e planeja, construir uma estação de decantação e comprar novos filtros, além de promover a troca de todo o sistema antigo de distribuição, que ainda compila canos de cimento amianto e, até, canos de ferro.


Os vereadores ainda apresentaram ao diretor demandas pessoais dos mais variados naipes. Pediram melhorias para o abastecimento de diversos bairros da periferia, a perfuração de poços em bairros novos da cidade, mas um tema foi convergente, a zona rural, aonde demandou um agente comum: a queima constante das bombas utilizadas nos poços artesianos que servem as mais diversas comunidades.


Júnior do SAAE explicou que o grande vetor para que essa situação aconteça é a qualidade da energia elétrica que a Equatorial Maranhão entrega nessas comunidade. Frisou que a tensão não atinge os níveis desejados, estando sempre abaixo do que é recomendado. Revelou que o órgão já notificou a Equatorial, cobrando uma solução definitiva para o grave problema e que aguarda posição da distribuidora.


O presidente Manuel da Concórdia colocou, então, que o Poder Legislativo participe ativamente e contribua de forma direta para a solução do problema, sugerindo que seja realizada uma audiência conjunta, câmara/SAAE, com a gerência regional da Equatorial, autorizando, inclusive, que a secretaria da câmara elaborasse ofício solicitando a audiência e, se prontificando a levar o ofício, em mãos, para ser protocolado na distribuidora de energia.


Ao final da audiência a comitiva e a direção do SAAE avaliaram o encontro como extremamente positivo e aguarda, agora, que a Equatorial Maranhão os receba em reunião.