Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

22 de mar. de 2021

Em mais uma ação extra parlamento vereadores de Bacabal promovem visita ao Hospital de Campanha e ao secretário de saúde

Reportagem produzida por Assecom Câmara, com redação de Abel Carvalho e fotos de Cléber Lima


Comitiva liderada pelo Presidente Manuel da Concórdia (PDT), e formada pelos vereadores Anderson Viana (PL), Dedê da Tresidela (PSC), Reginaldo do Posto (PDT), Regilda Santos (PL), todos integrantes da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Bacabal, além dos parlamentares Alberto Sobrinho (PSC), Professor Markim (PSC) e Serafim Reis (MDB), promoveu na manhã de hoje, segunda-feira, 22 de março, visita de inspeção e acompanhamento nos trabalhos de reforma que são realizados, no momento, no Hospital de Campanha de Bacabal - antiga do Residencial José Lisboa - com extensão ao gabinete do secretário de Saúde, James Soares.


A Comissão de Saúde da câmara de Bacabal é presidida pelo vereador Anderson Viana que destaca ser o papel dos seus membros manifestarem-se, obrigatoriamente, quando assunto verse sobre saúde pública, e que o momento que o município de Bacabal vive hoje dentro do quadro nacional da pandemia provocada pelo Coronavírus, é motivo para essa manifestação.

Na visita ao Hospital de Campanha a comitiva constatou que no nosocômio são executadas apenas pequenas obras ou reparos e que, pelo que foi mostrado, esse tipo de trabalho não demandará muito tempo.


O Hospital de Campanha de Bacabal será reaberto em uma parceria da prefeitura do Município com o Governo do Estado, e disponibilizará 30 leitos, sendo 25 de enfermaria e 5 de UCI.

No Gabinete


Do prédio do Hospital de Campanha a comitiva de vereadores seguiu para a sede da secretaria municipal de saúde, sendo recebida, em gabinete, pelo secretário James Soares. A vereadora Regilda Santos não participou do encontro em razão de compromissos já anteriormente assumidos para o mesmo horário. Os vereadores, individualmente, apresentaram suas demandas a James Soares, todos pautadas no mesmo objeto: o combate ao Coronavírus e a Covid-19.

Soares lhes fez ampla explanação sobre todas as ações que a Semus realiza, desde o atendimento nos postos de saúde, até a entrada do paciente no Hospital Geral Municipal (HGM), mostrando, em números gerais, que das 11 mil 330 notificações recebidas, 5 mil e 84 casos de Covid-19 foram confirmados e 4 mil 708 foram tratados e recuperados.


Falou também sobre a reforma do Hospital Geral de Bacabal, tratando-a como reconstrução, uma vez que o prédio foi completamente remodelado, frisando que o mesmo será entregue a população da cidade tão logo que todos os seus equipamentos e instrumentos estejam instalados, por ser uma determinação do prefeito Edvan Brandão.


Ainda garantiu a comitiva que, até sexta-feira, 26, as obras e reparos que são realizadas no prédio do Hospital de Campanha estarão concluídas, com  o prédio sendo entregue ao governo do Estado para a instalação dos equipamentos.


O presidente da câmara, Manuel da Concórdia, e o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Anderson Viana, em consonância com os demais membros da comitiva, avaliaram mais essa ação do poder legislativo como extramente positiva.