18 de nov. de 2020

Mulher que mobilizou a região dizendo ter visto helicóptero cair em povoado é eleita vereadora em Conceição do Lago Açu

A servidora pública municipal Raimunda Santos, candidata a vereadora em  Conceição do Lago Açu, pelo Patriota, foi eleita com 399 votos.

Raimunda do Avião, nome que usou na campanha e na urna eletrônica, surgiu e foi adotado quando em abril de 2018 a região foi surpreendida com a informação, em forma de apelo, dando conta da queda de uma aeronave naquele município. O anúncio do suposto acidente aéreo foi feito por Raimunda, moradora do povoado São José, zona rural, e que fica próximo ao famoso lago do município.

Logo, o áudio se espalhou por grupos do WhatsApp de cidades do Maranhão inteiro.

Aconteceu minha irmã, tá o pessoal das comunidades Mata Velha, Olho D’água... foram para lá de canoa, caiu um helicóptero dentro do lago e explodiu logo. Tem um monte de gente aqui se mobilizando para entrar em contato com o Corpo de Bombeiros de Bacabal, o pessoal da aviação, qualquer coisa, porque tem que ser agora para ver se tem alguém ferido, e lá só vai de helicóptero, as comunidades estão sem acesso aqui, as estradas estão cortadas”, dizia uma das primeiras gravações que circularam na internet.

Minutos depois um forte aparato envolvendo Corpo de Bombeiros e SAMU se deslocou de Bacabal para Conceição do Lago Açu, no dia seguinte, até um helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) esteve fazendo vários sobrevoos na tentativa de localizar os destroças e as vítimas. Porém, felizmente, a queda da aeronave não passou do imaginário de Raimunda e de outros moradores dos povoados vizinhos que também diziam ter escutado o barulho do helicóptero (outros diziam avião) explodindo depois de cair na água.
Repercussão

Apesar de muita gente ter reprovado a precipitação da moradora e até o diretor do Centro Tático Aéreo (CTA) ter recriminado a atitude, Raimunda ‘mitou’ e virou celebridade na internet. Desde então ela passou a integrar diversos grupos do WhastApp e até ganhou hit onde sua história é contada. “A Raimunda estourou, Raimunda tá na mídia, se é verdade eu não sei, mas a galera foi pra cima. Que confusão foi essa que ninguém sabe explicar, caiu ou não caiu, eu só ouço falar. Foi Raimunda, foi Raimunda, ninguém sabe quem inventou, se é mentira foi bem feita, todo mundo acreditou”.


OUÇA AQUI.