Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

24 de set. de 2020

Certidão da Justiça comprova que Maria José Carvalho é Ficha Limpa

Quando a Lei da Ficha Limpa começou a valer, em 2010, uma nova atividade passou a ser realizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ): a emissão de certidões eleitorais, um dos requisitos para os políticos poderem registrar suas candidaturas.


Portanto, de acordo com a Certidão Judicial acima, Maria José Carvalho não tem nenhuma condenação que lhe impeça de concorrer a qualquer cargo público, como seus adversários políticos propagam em São Luís Gonzaga do Maranhão, município que ela já administrou e almeja retornar ao comando.


A Lei da Ficha Limpa é resultado de uma iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta, em setembro de 2009. A norma inibe a candidatura de políticos condenados por colegiados judiciais em razão de crimes como os cometidos contra a economia popular, a administração pública, o sistema financeiro, o meio ambiente, a saúde pública e a vida.


No último dia 12 de setembro o nome de Maria José Carvalho foi escolhido em convenção e esta semana foi dada, na Justiça Eleitoral,  entrada no pedido de registro de candidatura.