5 de jun. de 2020

Prefeitura e Ministério Público decidem pela prorrogação do decreto de isolamento social em Bacabal

Da Assecom

A Prefeitura de Bacabal publicou, nesta sexta-feira  (05), o Decreto Municipal N° 642, que prorroga o isolamento social no município até o dia 14 de junho. Na prática o novo decreto prorroga a vigência das regras que passaram a vigorar com o Decreto nº 636/2020. O Decreto restringe o funcionamento de muitas atividades comerciais no Município e estabelece vias onde o tráfego de veículos foi totalmente proibido como forma de combate à disseminação do corona vírus.

A decisão de prorrogar o prazo de vigência das medidas mais duras, é uma indicação dos Promotores de Justiça e  foi tomada em reunião realizada no tarde de quinta-feira (04) por meio de vídeo conferência em que participaram o prefeito Edvan Brandão, o Tenente-Coronel Jerryslando Duarte, comandante do 15º Batalhão PM; os Promotores de Justiça Thiago Candido Ribeiro e Michelle Adriane Saraiva Silva Dias, do Ministério Público Estadual; Iron Albuquerque, assessor da Promotoria de Justiça; Deputado estadual Roberto Costa; Davi Brandão, secretário de Administração de Bacabal; Dra Yvana Carvalhal – Presidente do Comitê Municipal de Prevenção e Combate à Covid-19; Dra Anna Cibelle Braz, Chefe de Gabinete da Prefeitura e o Dr. Walber Neto, Procurador do Município de Bacabal.

Após esse período, haverá nova reunião para análise da situação e tomadas de novas decisões com uma possível retomada gradual das atividades comerciais.

Avaliação do cenário atual

O número de pessoas infectadas pelo corona vírus aumentou, como consta no demonstrativo diário divulgado pela Secretaria de Saúde de Bacabal. Segundo a Dra. Yvana Carvalhal explicou isso deve a uma maior oferta de testes no Município, ela disse:  “Esse número de casos positivos é consequência de que mais pessoas estão sendo testadas e demonstra como a doença está disseminada em nosso Município e precisamos de ações para conter um pouco e não provocar um colapso no atendimento”.

A médica explicou ainda que hoje, além dos hospitais,   as Unidade Básicas de Saúde (Trizidela , Coelho dias, Cohab e Juçaral) oferecem a testagem de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Segundo ela são realizados cerca de 130 testes diários.

O município de Bacabal conta com três hospitais para atendimento das pessoas contaminadas pelo coronavirus : Hospital Veloso Costa onde funciona o Socorrão, com 30 leitos para pacientes moderados; Hospital de Campanha também com 30 leitos, sendo 4 de UTI e Hospital Laura Vasconcelos, com 26 leitos para pacientes moderados e 12 leitos de UTI.

No Hospital de Campanha, são atendidos diariamente cerca de 70 pacientes e no Socorrão, cerca de 80 pacientes diariamente, segundo informou a Dra Yvana Carvalhal.

Muita gente continua ignorando o perigo

Segundo o comandante do 15º BPM,  Tenente Coronel Jerryslando Brito Duarte , todos os dias os policiais tem que atender um tipo de ocorrência que não deveria estar sendo notificada durante a pandemia, perturbação do sossego público. Em geral são pessoas que estão fazendo festas em residências, provocando aglomeração.

Prefeito lamentou ter que continuar com medidas duras

O Prefeito Edvan Brandão disse que se submete à análise dos números que mostra que ainda existe a ameaça de colapso da rede de atendimento de saúde. “Embora sejam medidas desgastantes para determinada parcela da sociedade, lamento por exemplo pelos comerciantes, mas são medidas que temos que tomar para proteger o nosso povo e evitar uma situação de caos diante do avanço da Covid em nosso Município”.

Depois da prorrogação será implantado o plano de retomada gradual

A retomada das atividades comerciais em Bacabal obedecerá um plano que será implantado em fases. Essa é a forma adotada em todos os municípios brasileiros para que as pessoas possam voltar à normalidade com segurança.

Link com a  íntegra do Decretohttps://drive.google.com/file/d/1x9y4zOdLV