Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

1 de abr. de 2020

ENCHENTE: Sobe para quase 600 o número de famílias fora de suas casas em Bacabal

O período chuvoso traz como consequência a cheia do Rio Mearim que atinge milhares de família em toda a sua extensão. No município de Bacabal existem  595 famílias que estão fora das suas casas. Dessas famílias  445  estão em casa de familiares. As demais famílias estão sendo cuidadas pela Prefeitura de Bacabal.
O trabalho inicial de mapeamento dessas famílias em situação de risco é feito pela Coordenadoria Municipal Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). A remoção das áreas alagadas é feito em parceria com a secretaria de Obras, secretaria de Saúde e secretaria de Assistência Social. Depois de instaladas nos abrigos, essas famílias são visitadas diariamente por técnicos da secretaria de Assistência Social e da secretaria de Saúde.
Até o momento foram instalados 8 abrigos que estão funcionando com o seguinte quantitativo de famílias: Estádio Correão –  30 ; Ginásio Vereador Joãozinho – 20; Ginásio da Cohab – 29  ; Projeto Bom Samaritano – 03; Prédio do PETI – 04; Escola 17 de abril – 13;  Escola Manoel Alves de Abreu  – 16;  Escola Ribamar Marão – 18 ; Escola Sebastião Moreira –  06; Escola Alice Mendes – 11.
Prefeito Edvan Brandão decretou estado de calamidade
De acordo com o monitoramento diário, o nível do Rio Mearim é de 7 metros e 85 centímetros na manhã desta quarta-feira, 1º de abril. O nível normal é de 3 metros.
A gravidade da situação levou o prefeito Edvan Brandão a decretar estado de calamidade no Município. Na tarde de terça-feira, 31, foi criado um comitê de crise para gerenciar o problema da enchente e o plano de combate ao CoronaVírus (releia).
Washington Veloso, Coordenador da Defesa Civil falou da preocupação em dar total assistência aos ribeirinhos: “É uma determinação do Prefeito Edvan Brandão para darmos total atenção a esses nossos irmãos que sofrem com a enchente. O Prefeito disse que os abrigos devem estar sempre limpos, higienizados e que todos sejam retirados das suas casas com a maior calma e carinho, porque essas pessoas já estão em um nível elevado de estresse, e é isso que estamos fazendo sempre em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e todas as secretarias municipais”.
Uma das determinações do Prefeito é a distribuição de uma cesta básica semanal para as famílias que estão em abrigos da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM:

Prefeito Edvan Brandão decreta situação de calamidade pública em Bacabal