Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

26 de mar. de 2020

Prefeito de Bacabal convoca reunião com secretários para avaliar as ações de prevenção do Covid-19

Via portal bacabal.ma.gov.br
O prefeito Edvan Brandão realizou na quarta-feira, 25,  uma reunião com os responsáveis pelo Comitê de Prevenção ao Covid- 19 e secretários municipais) nas dependências da secretaria Municipal de Saúde – Semus.
Em pauta, avaliação de medidas que já foram adotadas pelo governo municipal para o combate da doença e novas medidas de prevenção que foram anunciadas pelo prefeito Edvan Brandão como a instalação de enfermarias nas dependências do Hospital Veloso Costa (localizado na Rua Magalhães de Almeida) para internação de possíveis portadores do vírus que apresentem sintomas leves. Outra medida adotada é o funcionamento em sistema de plantão (das 7:00 às 19:00) de segunda à sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros: Trizidela; Cohab; Vila Coelho Dias; Santos Dumont e Juçaral, para os primeiros atendimentos de pacientes com suspeita do novo coronavírus.
Participaram da reunião, o secretário de Saúde do Município, James Soares; Mayra Sampaio, secretária adjunta de Saúde; Superintendente de Atenção à Saúde, Luciano Martins; Dra. Yvanna Lopes Carvalhal; Ivaneide Brandão, secretária de Assistência Social; Davi Brandão, secretário de Administração; Rosilda Alves, secretária de Educação; Leonardo Cipriano, secretário de Juventude; Carlos Jorge, secretário de Obras; Johnata Carvalho, chefe do cerimonial da Prefeitura; Marcelo Almeida, secretário de Finanças; Ivane Ramos, e a secretária adjunta de Administração.
Edvan Brandão deixou claro que seu interesse é o de que todos os secretários e suas respectivas secretarias estejam unidos e focados não só no combate ao Coronavírus, mas também no atendimento às famílias que estão tendo que sair de suas casas por conta da elevação do nível de água do Rio Mearim.
Para o prefeito, tais reuniões são importantes para o alinhamento das ações da Prefeitura no enfretamento de crises. “Continuo muito preocupado como gestor do município de Bacabal , mas nós temos tomado decisões, às vezes medidas até duras, mas para o bem da cidade de Bacabal e quero dizer que precisamos do apoio da cidade de Bacabal. Vamos nos resguardar, vamos ficar em casa enquanto passa essa turbulência”, afirmou Edvan Brandão.
A médica Dra. Dra. Yvanna Carvalhal alerta: “a única arma que nós temos é a prevenção. Então o momento agora é de se prevenir, de evitarem visitas, higienizar bem as mãos, quando forem espirrar elevar o antebraço, porque a transmissão desse vírus é feita pelas gotículas da saliva, através do espirro, através da tosse, de um copo contaminado – então eu peço, cuidem das suas crianças, cuidem dos seus idosos, mantenham-se isolados, o momento é de prevenção e está nas nossas mãos”.
O secretário Municipal de Saúde, James Soares, explicou que até o momento em Bacabal são três pacientes suspeitos da Covid- 19 que receberam atendimento especializado e aguardam o resultado do exame. “Aqui estamos nos preparando com antecedência, nos planejando que é a orientação do nosso prefeito, estamos aqui com o comitê formado, estamos trabalhando diariamente e já estamos com o Veloso Costa preparado com algumas enfermarias para receber os pacientes”, garantiu o secretário.