06/03/2020

Câmara Municipal de Bacabal e UVCM realizam encontro com vereadores e vereadoras do Maranhão com a presença do presidente da Assembleia Legislativa

Bacabal sediou pela primeira vez o Encontro de Vereadores e Vereadoras do Maranhão. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (6). Pré-candidatos ao pleito deste ano, vereadores do médio mearim e de outras região foram recepcionados pelo presidente da Câmara de Bacabal, vereador Manuel da Concórdia (Podemos); Asaf Sobrinho (PSD), vereador de São Pedro dos Crentes, atual presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM); e pela vereadora Regilda Santos (Rede), vice-presidente da UVCM e atual presidente do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar da União dos Vereadores do Brasil – UVB.

O encontro contou também com a participação do prefeito de Bacabal Edvan Brandão (PSC) e da vice-prefeita Graciete Lisboa (PSL).
O deputado Othelino Neto (PC do B) presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, fez uma palestra sobre o fortalecimento do Legislativo municipal contextualizando fatos históricos e contemporâneos. “É um momento importante de troca de informações entre o Poder Legislativo Estadual e os vereadores. A União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão tem feito vários eventos como esse e eu tenho a grata satisfação de poder participar de alguns, dentre os quais, esse aqui de Bacabal, uma cidade das mais importantes do Maranhão, que hoje vejo muito bem representada com uma grande participação de vereadores e com a gentil presença do prefeito Edvan Brandão,” afirmou o presidente da Alema.
A Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Helena Duailibe, falou sobre o processo de implantação procuradoria da Mulher nas Câmaras Municipais. “Como Procuradora da Mulher na @assembleialegma, proferi palestra sobre o papel da Procuradoria da Mulher nas Câmaras e a importância da instalação de novas Procuradorias no Legislativo municipal dos 217 municípios do Maranhão”.

Outro convidado foi o pastor Antônio Valbert que discorreu sobre a relação entre o Cristão e a Política. Os advogados especialistas na nova legislação eleitoral de 2020. Dr. Joaquim Adler e Dr. Fernando Santos, tiraram dúvidas e apresentaram os principais pontos de mudança desde a aprovação da nova legislação.
Para o prefeito Edvan Brandão, o encontro sediado em Bacabal foi de extrema importância tendo em vista o grande número de candidatos que precisam de boa informação para disputaram a eleição dentro dos parâmetros legais. Edvan Brandão agradeceu a presença do presidente da Alema, deputado Othelino Neto e parabenizou o vereador Manuel da Concórdia pela dedicação na realização do evento. “Participei ainda pouco do Encontro de Vereadores e Vereadoras do Maranhão. Diálogo necessário que reúne as lideranças de todo o estado para discutir a força do debate democrático e a ampliação da participação popular. AcreditoAcredito no poder das vereanças, que constantemente estão mais perto da população, ouvindo, visitando e dialogando com as comunidades”.
Já para o presidente do Poder Legislativo bacabalense, vereador Manuel da Concórdia, o encontro serviu para sanar as principais dúvidas que tem levado os vereadores a buscarem conhecimento técnico em decorrência das novas regras eleitorais. Daí portanto o seu interesse em particular de promover o encontro com o objetivo de beneficiar não só quem já ocupa um cargo eletivo, mas também, quem é postulante ao mandato de vereador.