Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

12 de jan. de 2020

CAPS de São Luís Gonzaga do Maranhão é inaugurado oficialmente


O município de São Luís Gonzaga do Maranhão foi contemplado na gestão anterior com a implantação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS (nível 1), porém, à época, o órgão não atendia seu objetivo de oferecer atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, fato, que, segundo a prefeitura, deixou o município inadimplente junto ao Ministério da Saúde.

Na gestão atual, o prefeito Dr. Júnior buscou soluções para reativar o programa. Com isso, o município teve que custear todo o processo de instalação e adaptação conforme exigências do Governo Federal e Vigilância Sanitária, além de manter o programa em funcionamento, por mais de um ano, com recursos próprios.

Após muitos esforços e viagens do prefeito a Brasília, o programa foi oficialmente reativado e São Luís Gonzaga do Maranhão voltou a receber os recursos  para mantê-lo em funcionamento.

A inauguração oficial aconteceu neste sábado (11) com a presença da secretária de saúde, Socorro Martins; do chefe de gabinete da prefeitura, Paulino Ferreira; e do vereador  Dalvan.
Qual a função dos CAPS?

Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) consistem em centros de atenção à saúde mental da comunidade, eles surgiram após a reforma psiquiátrica no Brasil que visou a humanização do tratamento e sua desinstitucionalização, ou seja, a diminuição dos leitos psiquiátricos, restringindo esses apenas a pessoas com distúrbios mentais graves e impossibilitados do convívio social.

Equipe do CAPS / São Luís Gonzaga do Maranhão

Coordenação: Doralice
Médico Psiquiatra: Dr. Carlos Alexandre 
Farmacêutica: Daniele 
Enfermeiras: Dalila e Gracyanne
Terapeuta Ocupacional: Silvana 
Assistente Social: Catarina
Psicóloga : Ramilla
Técnicos de Enfermagem: Daiane e João Batista