Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

18 de nov. de 2019

Solidariedade define Expedito Júnior para disputar a prefeitura de Bacabal

Solidariedade Maranhão confirmou o nome do advogado Expedito Júnior como pré-candidato à prefeitura de Bacabal. Além de Expedito, o partido deve anunciar nos próximos dias mais nomes que vão entrar na disputa no pleito de 2020.
Expedito atualmente é subsecretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc). Filho de Bacabal, Expedito pretende usar sua experiência na pasta em prol do desenvolvimento da cidade.
Quem é Expedito Júnior?
Expedito Júnior é casado e pai de três filhos. Nasceu e cresceu em Bacabal. Filho de Expedito Rodrigues Silva e Maria dos Reis Barros Silva. Os pais chegaram a Bacabal há mais de 50 anos, como muitos outros que procuraram a cidade pela pujança econômica da época. Estudou toda a infância no Colégio de Nossa Senhora dos Anjos, de onde saiu para Universidade.
Administrador, advogado e pós-graduado em gestão pública, e atualmente, subsecretário estadual de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e presidente do Conselho Deliberativo da GASMAR. Já fui presidente do Conselho do Porto do Itaqui e Conselheiro do SEBRAE-MA.
Estamos chegando próximo ao período das eleições municipais. Como integrante do diretório estadual, como o senhor pretende colaborar para o crescimento do partido?
Expedito Júnior: Tive a oportunidade de contribuir com o governo Flávio Dino durante os últimos anos, adquirindo uma grande experiência administrativa e política, pois compartilhei de inúmeros programas, missões empresariais e políticas, dialogo com entidades empresariais e governamentais, construções, ao lado do amigo e Secretário Simplício Araújo, de pautas para o desenvolvimento do nosso estado, para a Industria, Comércio e energia nos mais diversos e amplos segmentos, da agricultura familiar, como foi o caso da cerveja magnifica, dos programas de incentivos fiscais para avicultura, atacadistas, agronegócio, carne e couro e etc, e suas contra partidas sociais, onde conseguimos dezenas de ambulâncias, poços, casas de farinhas e tantos outros benefícios para o povo carente de nosso estado.
Minha experiência na Seinc, onde inclusive fiquei Secretário de Estado, me deu ampla visão sobre a gestão pública e da grande importância que tem o setor privado para o crescimento econômico em geral. Nos últimos anos tenho tido, junto com Simplício e nossa equipe, relacionamentos com instituições nacionais e internacionais, sempre com assento ou importante participação nas relações com Sebrae, Fiema, Fcdl, ACM, Acii, Senar, Vale, Alumar, Porto do Itaqui, Prefeituras do nosso estado e de outros estados da federação, governos estaduais, representantes de países como China, Emirados Árabes, França, EUA, Portugal e tantos outros.
Além da experiência em gestão, tempos ajudado o Governador Flávio Dino desde 2010, a construir um plano de governo focado em contribuir com o crescimento do nosso estado.
No partido Solidariedade, participei das principais decisões do partido em relação as campanhas majoritárias e proporcionais dos últimos anos, o que também contribuiu muito com a minha caminhada até aqui.
Quando seu nome for homologado pela convenção do seu partido, quais as principais propostas que levará ao eleitor?
Expedito Júnior: Minhas principais propostas serão no âmbito da reestruturação da saúde e geração de emprego, renda e desenvolvimento. A saúde precisa ser reestabelecida. Preciso reequipar nossas unidades de saúde, para que os bacabalenses não precisem se deslocar para outra cidade.
Vamos organizar nossa cidade para a atração de investimentos, com a contrapartida de contratação de mão de obra local. Com a geração de emprego, aumentaremos a circulação de renda e traremos desenvolvimento. Isso impacta no nosso comércio, e no dia a dia das famílias, que vão trabalhar perto de casa.
Como a sua experiência em uma Secretaria Estadual pode ajudar no enfrentamento dos problemas locais?
Expedito Júnior: Acredito que minha convivência com os atuais grandes líderes da política maranhense e nacional, com o governador e nossos amigos secretários de estado das mais diversas pastas, com quem sempre busco estar em contato, podem me ajudar a contribuir com o enfrentamento dos problemas locais de Bacabal e reposicionar nossa cidade de forma honrada no mapa político do maranhão e do Nordeste.
Bacabal tem grandes potencialidades a serem exploradas, mas se faz necessário dar um basta na forma ultrapassada como se fez política até hoje em nossa cidade. Precisamos de gestão pública eficiente, que possa garantir empregos além dos gerados pela prefeitura, e Bacabal tem tudo para garantir esses empregos, basta direcionar a máquina pública para o crescimento da cidade, ou invés de direcionar para a manutenção de grupos no poder.
Precisamos de políticas públicas que garantam explorar os potenciais da terra, agua, clima, pecuária e da excelente localização geográfica que Bacabal possui e que nos permite atingir um mercado consumidor de quase 5 milhões de habitantes num raio de 400 a 600 km de distância. Tudo isso pretendo discutir com nossa população nos próximos meses.
 O desemprego atingiu a marca de 13 milhões de desempregados do país. Bacabal já foi considerada uma das cidades mais desenvolvidas do Maranhão. O que fazer para trazer de volta a esse status?
Expedito Júnior: Minha experiência na Seinc poderá contribuir muito para fazer de Bacabal um atrativo para investidores. Nossa cidade fica próxima de São Luís, tem terras agricultáveis, o Rio Mearim e um comércio forte na região. Minha intenção é fazer Bacabal voltar a ter a economia forte e crescer ainda mais! Com a economia forte e uma cidade em progresso, vamos contribuir para a expansão de empresas e negócios já instalados na cidade e a chegada de novos investimentos, e assim, somar esforços para a geração de empregos.