Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

7 de nov. de 2019

Simplício Araújo representa governador na abertura da III Expo Indústria, evento de negócios promovido pelo Fiema

Foi aberta nesta quarta-feira (06) e prossegue até sexta (08), no Multicenter Sebrae, em São Luís, a III Expo Indústria, evento de negócios promovido pelo Sistema Federação das Indústrias (Fiema). Em discurso, o presidente da Fiema, Edilson Baldez, destacou que “o Maranhão tem potencialidades que fascinam os investidores e atraem empreendimentos para o seu imenso território”.

Segundo Baldez, “a construção do futuro da nossa indústria caminha pela intensificação da inovação e a sua inserção na Indústria 4.0 e de alternativas que a conecte as grandes transformações e tendências dos consumidores mundiais”.

A estimativa é que até o dia 8 de novembro, passem pela exposição 15 mil pessoas. Este ano, a feira está voltada para as tendências da Nova Era da Indústria e desenvolve os pilares – Indústria Criativa, Indústria 4.0 e a Economia Digital e Infraestrutura: Logística e Energia.

Em um espaço de 11.482 m², e uma programação repleta de atividades para receber o público. Os espaços da Arena, Plenarium, Oficina de Novos Negócios, Food Lounge (Festival de Food Truck), Expo Party, Rodada de Negócios, Arena Robótica, Salas Multiuso, estão entre as atratividades da Expo Indústria 2019.

Indústria

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Antônio José de Moraes Souza Filho, representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, e enalteceu as atratividades e a tecnologia da Expo 2019. “Graças ao esforço, à dedicação e ao prestígio do companheiro Baldez, esta exposição, já em sua 3ª edição, ocupa importante espaço na agenda da indústria brasileira. O setor industrial é a principal fonte de progresso tecnológico e de inovação, gerando impactos positivos nos demais segmentos da economia”.
Simplício Araújo

Representando o governador Flávio Dino, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo destacou que o Maranhão tem buscado equilíbrio e atenção ao mercado em desenvolvimento, mesmo com a economia do país passando por dificuldades, e destacou a coragem do presidente Baldez em realizar a Expo Indústria. “Em 2015, 2017 e agora em 2019 nós conseguimos fazer um evento que tem superado as expectativas dos expositores, dos participantes e da classe empresarial maranhense”.

Atratividades

A primeira noite foi marcada por eventos simultâneos, palestras, debates e integração. No espaço Plenarium, a palestra de Gil Giardelli, envolveu o público presente, discutindo a temática – Designing your life – O futuro do talento. Giardelli é professor e difusor de conceitos e atividades ligados à inovação radical, sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, digital e estudos do futuro. 

Logo após a palestra, Giardelli, integrou o painel ‘Engenheiros 4.0’, que retratou como a tecnologia promete elevar a eficiência dos sistemas de produção ao torná-los cada vez mais autônomos, inteligentes e customizáveis. Além do Encontro IEL de Estágio, Carreiras e Gestão, que reuniu 200 pessoas e inaugurou o espaço no primeiro dia do evento.

No espaço Arena, a programação dispôs ao público as palestras ‘Gerenciamento Ágil SCRUM no dia a dia’, ‘Jogos sérios e realidade virtual – Colaborando no cenário industrial’, e o debate ‘A obrigação legal da inclusão de pessoas com deficiências e o reflexo na produtividade da indústria’. Já na sala multiuso foi realizada a palestra ‘Energias oceânicas – Corrente de maré e gradiente de maré: potencial da baía de São Marcos’.

(Com informações da Ascom/Fiema e fotos de Veruska Oliveira)