Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

21 de out. de 2019

Maranhão recebe projeto Capacita Apae Brasil

O estado do Maranhão recebe nos próximos dias 24 e 25 de outubro o projeto Capacita Apae Brasil. A capacitação, que tem duração de dois dias, visa integrar os profissionais das 68 Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do estado oferecendo ferramentas para a ampliação e o aprimoramento da defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O Maranhão será o sexto estado brasileiro a receber o treinamento. Em 2019, profissionais do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, do Pará e do Amapá já receberam a capacitação.

A ideia é proporcionar aos dirigentes e profissionais da Federação Estadual e das Apaes do Estado conhecimentos de gestão administrativo-financeira, institucional, de técnicas especializadas aplicadas nas áreas (Assistência Social, Educação e Saúde) de atendimento das entidades, interação e integração com as políticas públicas e oportunidades de convívios com os integrantes da rede Apae Brasil.

“O projeto multidisciplinar é promovido pela Federação Nacional das Apaes. Dentre os objetivos está também a garantia de possibilidades aos integrantes da rede Apae Brasil se adequarem às normas vigentes nos atendimentos das políticas públicas inerentes a atuação das Apaes, além de permitir conhecer práticas de gestão que induzam ao conceito de compliance”, explica o presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, que participará da abertura do evento.

Programação

A apresentação da Rede Apae, o conceito de deficiência, enfoque na gestão democrática, os marcos legais e as realidades regionais são alguns dos temas introdutórios a serem abordados nas palestras de capacitação que devem contar a participação de cerca de 270 treinandos.

Serão formados grupos temáticos sobre assistência social, política educacional e política de saúde, com o objetivo de aprofundamento na Legislação Institucional, Marco Regulatório, Legislação indutora das ações e de políticas públicas, Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Norma Operacional Básica da Assistência Social, Resolução do Conselho Nacional de Saúde, dentre outros.

Sobre as Apaes

O Brasil conta atualmente com 2.216 Apaes e coirmãs filiadas que beneficiam mais de 700 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla. É o maior movimento social do Brasil e do mundo na sua área de atuação.

Só no Maranhão são atendidas mais de 45 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares, nas 68 Apaes do estado, localizadas em 68 municípios, incluindo São Luís, Imperatriz, Viana, Balsas, Barreirinhas, Barra do Corda, entre outros.

Capacita Apae Brasil

DATA: 24 e 25 de outubro de 2019 (quarta e quinta-feira)

LOCAL: Veleiros Hotel, endereço AV dos Holandeses, Qd 14 Lotes 1 e 2 Ponta D`Areia, São Luís -- MA

Mais informações:

Assessoria de Imprensa da Federação Nacional das Apaes

(61) 3323-1072 -- Aline Reis e Priscilla Rodrigues

LEIA TAMBÉM: