Blog do Sérgio Matias

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:15)

03/07/2019

Sem arraial da Prefeitura de Bacabal, Penetras Show abrilhanta festa junina de Zé Doca a convite de Sônia Maria

A convite da secretária de educação Sônia Maria e de Fernando Braga a quadrilha Os Penetras Show, de Bacabal, encerrou no último domingo (30) o arraial promovido pela Prefeitura de Zé Doca. Tayron Moura e os integrantes da brincadeira junina foram calorosamente recepcionados naquele município pela própria secretária e pela prefeita Josinha Cunha (PL). Tayron, em sua fala antes da apresentação, ressaltou a qualidade da organização do evento.

Sônia Maria usou as redes sociais para exaltar e agradecer a brilhante participação de seus conterrâneos na festa que agradou em cheio a população zedoquense e atraiu visitante de vários municípios da região, aquecendo o comércio local e gerando emprego e renda para todos.

Ela também foi mais uma voz a protestar contra a administração municipal de Bacabal pela não realização do São João.

Bacabal, um grito aflito nas ruas do esquecimento

Relembrando a encantadora e empolgante apresentação da quadrilha “Os Penetras Show” da nossa querida Bacabal em Zé Doca, me veio a memória os bons tempos em que a nossa cidade desfrutava de grandes eventos culturais no mês de junho, o mês mais nordestino de todos.

Quem não lembra do Boi Bacaba? Dos tradicionais arraias do Bosque Aracati, da Cohab, da Mirante e do centro da cidade? Por falta de pulso, de compromisso com a cultura da atual administração tudo ficou no esquecimento. Por incompetência? Por falta de conhecimento do valor da nossa cultura? Por falta de planejamento? Enfim, eles apresentam explicações, mas nada justifica.

Olhando o arraial da cidade de Zé Doca vejo que tudo foi feito com muito planejamento, a cidade se preparou, ganhou investimentos na saúde, educação e infraestrutura, uma cidade que brilha “como fogueira acessa em noite de São João”, como diria Perore Ribeiro.

Em pleno período junino a prefeitura entregando obras, mas realizando a festa que é a identidade do Nordeste. Os jovens do grupo “Os Penetras Show” ficaram encantados com o que viram, teceram elogios e foram firmes em dizer nunca terem visto um arraial de tamanha beleza.

Mas por que Bacabal não realizou nada? Até entendo o prefeito ter vergonha da situação caótica da cidade e não querer passar maior vexame. Mas, o povo merece mais, a cultura da nossa gente é bem maior que a mesquinhez desses governantes.