Blog do Sérgio Matias

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:15)

26/07/2019

É A GOTA D'ÁGUA! SAAE de Bacabal volta a ter fornecimento de energia suspenso por falta de pagamento

Nas próximas horas desta sexta-feira (26) moradores do centro de Bacabal deverão voltar a ficar sem águas em suas torneiras. A "equipe do corte" da CEMAR amanheceu na porta da sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Para quem não se recorda, há alguns dias o fornecimento de energia da autarquia municipal havia sido interrompido por falta de pagamento, isso apesar da arrecadação/mês milionária. Na oportunidade, ao invés de quitar o débito, a direção preferiu recorrer à Justiça que determinou, em caráter liminar,  o religamento, o que implicaria dizer que os moradores poderiam a qualquer momento ficar novamente sem a água, mesmo que suja, mas, que, ajuda a aliviar o calor durante um banho, lavar roupas e louças por exemplo.

Infelizmente, foi o que acabou ocorrendo.

A gota d'água

Se você é daqueles que teve a oportunidade de conhecer Edvan Brandão antes da riqueza e da fama, desfaça na sua mente aquela imagem do homem simples que acordava cedo para fazer as vezes de vaqueiro e cuidar das poucas cabeças de gado que engordavam no curral da fazenda, no povoado Bela Vista.

Hoje Edvan Brandão é prefeito (pelo menos de direito) e na proporção que os dias se passam ele eleva o próprio patrimônio adquirindo bens móveis e imóveis. A quantidade de fazendas é incerta porque quase todas estão em nomes de laranjas, como a que ele comprou de um irmão do ex-prefeito José Alberto Veloso, no povoado Sobradinho, região da baixada bacabalense. O ex-deputado federal Alberto Filho foi quem intermediou o negócio com valor acima de R$ 1 milhão.

Negociar com altos volumes de dinheiro tem sido rotina na vida do prefeito de Bacabal. Recentemente ele fez crescer seu rebanho comprando centenas de cabeças de gado do empresário e agiota Josival Cavalcante da Silva, conhecido como Pacovan, preso em 2015, na "El Berite", por utilizar empresas em nomes de terceiros para se favorecer com negócios em diversas atividades nas prefeituras. Na época também foram presos políticos e ex-funcionários da Prefeitura de Bacabal.

Vida de gado

Edvan é zeloso e cuida do seu patrimônio com afinco, diferente do que faz com o município ao qual foi eleito para administrar e, que, no entanto, deixou nas mãos dos outros. Seus bois são sempre muito bem tratados, comem do melhor pasto e bebem água pura, elemento fundamental para todos os seres vivos, mas tem sido bastante raro nas torneiras das casas da maioria dos moradores bacabalenses.