Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

18 de abr. de 2019

César Brito e Florêncio Neto distribuem peixes e prestigiam Procissão do Fogaréu

Ainda como parte das ações voltadas para o período da Semana Santa que começou com a distribuição de cestas básicas e ovos de páscoa para as famílias ribeirinhas desabrigadas, na manhã desta quinta-feira (18) César Brito, Florêncio Neto, vereadores e lideranças comunitárias, fizeram a entrega de peixes para a comunidade bacabalense.

No bairro Santos Dumont a multidão se concentrou na Praça do Boi. No Bairro da Areia a entrega aconteceu na sede do Clube Só Areia.
Procissão do Fogaréu 2019

Na noite anterior o grupo se juntou ao deputado estadual Carlinhos Florêncio para prestigiar a Procissão do Fogaréu que acontece todos os anos ao som de tambores e à luz de tochas. O ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 50 homens encapuzados representam os soldados romanos. Carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos relacionados ao ato.

A procissão foi acompanhada por aproximadamente 12 mil pessoas, segundo estimativa da coordenação do evento. Teve início na praça da Igreja São Francisco, passou pelas principais ruas da cidade e retornou a praça da igreja.
Apontado como um dos principais eventos religiosos da cidade e do estado, o espetáculo reúne turistas e moradores de várias localidades.

A primeira procissão ocorreu em 2015, quando o pároco de São Francisco das Chagas na época, o frade franciscano Osmar Rodrigues de Jesus, OFM, trouxe o costume à cidade.

Este ano a procissão do Fogaréu coincidiu  com o aniversário de fundação de Bacabal, na quarta-feira santa, dia 17 de abril.