Polícia Civil neutraliza ramificações de uma organização de cibercriminosos

30/11/2018
Por : Anselmo Oliveira (SSP/MA)
Após 11 meses de investigações que visavam desmontar uma organização criminosa especializada em fraudes e roubos em contas bancárias, a Polícia Civil do Maranhão através do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC) em um trabalho conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal, cumpriu na manhã desta quinta-feira (29) a prisão preventiva de Isaac Vital de Lima (35).
A prisão ocorreu no bairro do Araçagi, região metropolitana de São Luís.
Segundo as investigações coordenadas pelas autoridades policiais da capital federal, a organização criminosa formada por Itamar Silva Pereira (preso), Mozart Rodrigues de Oliveira Júnior e Isaac Vital de Lima e demais indivíduos, lesaram através de furto mediante fraude cerca de 33 mil contas bancárias em vários estados do Brasil.
Ainda de acordo com as investigações, os criminosos infectavam os roteadores das vítimas por meio de um sistema sofisticado de invasão e instalação de artefatos maliciosos nos computadores.
A Polícia Civil constatou que o maranhense Isaac, tinha a função de auxiliar Itamar Pereira, apontado como o chefe da quadrilha, na invasão das contas bancárias.
As investigações devem continuar com o objetivo de rastrear todas as transações financeiras movimentadas por Isaac Lima, além de analisar o conteúdo dos computadores e celulares apreendidos e apurar se há o envolvimento de outros autores e alcançar uma maior e eficaz produção de elementos probatórios que sejam suficientes para configurar de forma detalhada e precisa toda a estrutura hierárquica de uma possível Organização Criminosa, possibilitando a prisão de um número maior de integrantes.
Foi constatado que Isaac de Lima possui passagem pela Polícia Federal em 2015, por fraude a Previdência Social. Após atender a todos os procedimentos de praxes a polícia maranhense, o preso deve ser transferido para o Distrito Federal.

Leia também

Next
Faça seu comentário

0 comentários: