JULHO AMARELO: Drª. Ana Leatrice alerta para a importância de se prevenir contra as hepatites virais

09/07/2018
Julho Amarelo foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. A cor foi escolhida pois é o tom em que geralmente os olhos dos infectados ficam quando a doença se manifesta, no fígado. Existem seis tipos de hepatites: A, B, C, D, E e G. Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e possuem formas diferentes de prevenção e tratamento afirma Drª. Ana Leatrice.

A doença, que pode ser causada por vírus, alguns remédios, álcool, drogas e doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, infelizmente, é mais comum do que se imagina no Brasil. Esses vírus atacam o fígado, um dos maiores órgãos do corpo humano, responsável por 500 funções fundamentais.

Alguns tipos não apresentam sintomas, mas existem alguns pontos que podem ser observados.

- Discreta febre
- Náuseas 
- Icterícia 
- Perda de apetite 
- Vômito 
- Erupção cutânea 
- Possíveis dores abdominais e nas articulações 
- Urina escura 
- Leve aumento do fígado 

O diagnóstico precoce é determinante para evitar a transmissão ou a evolução da doença e suas consequências. De acordo com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), “muitas pessoas só percebem que estão doentes quando a doença já está em estágio avançado, com ocorrências avançadas de cirrose ou câncer de fígado”, Dra. Ana Leatrice alerta ainda que muitas pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, correndo, assim, o risco de a doença se tornar mais grave, como cirrose ou até câncer. É por essa razão que consultar um médico com frequência é importante.

Drª. Ana Leatrice é medica Gastroenterologista e Hepatologista.

Centro Médico Mauricio Carvalho
(99) 36217780 / 99108-4165
98219-1212 (whatsapp)
Rua Magalhães de Almeida, 606 – Centro
Bacabal-MA.
Faça seu comentário

0 comentários: