É BOATO! Queda de aeronave foi fruto do imaginário de moradores de Conceição do Lago Açu

09/04/2018

A informação que dava conta da queda de uma aeronave no município de Conceição do Lago Açu, no início da noite deste domingo (8), e que mobilizou um forte aparato envolvendo Corpo de Bombeiros, SAMU e até um helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) não passou de fruto do imaginário dos moradores dos povoados próximos a área onde se dizia ter caído e explodido a aeronave.

Tudo teve início depois que o áudio de uma senhora pedindo ajuda se espalhou pelas redes sociais. “Aconteceu minha irmã, tá o pessoal das comunidades Mata Velha, Olho D’água... foram para lá de canoa, caiu um helicóptero dentro do lago e explodiu logo. Tem um monte de gente aqui se mobilizando para entrar em contato com o Corpo de Bombeiros de Bacabal, o pessoal da viação, qualquer coisa, porque tem que ser agora para ver se tem alguém ferido, e lá só vai de helicóptero, as comunidades estão sem acesso aqui, as estradas estão cortadas”, dizia uma das primeiras gravações que circularam na internet.

Outros áudios também surgiram e transformaram a noite dos moradores das cidades de toda região em um enorme tormento, todos querendo saber notícias mais detalhadas.

Os mais apressados não se preocuparam sequer em apurar as fontes da avalanche de informações que chegavam a toda hora, e, até cogitaram que o vice-governador Carlos Brandão estaria na suposta aeronave. Minutos depois a própria autoridade tratou de fazer o desmentido.

Ainda assim, profissionais e viaturas do 6º BBM e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Bacabal se deslocaram até Conceição do Lago Açu, por lá permaneceram até o começo da madrugada sem pelo menos ter condições de dar início as buscas devido a distância e dificuldade de locomoção.

Na manhã desta segunda-feira (9), por volta das 8 horas, o Helicóptero do Centro Tático Aéreo levantou voo de nossa capital para colaborar nas buscas, o que foi feito até o período da tarde.
Depois de vários sobrevoos a operação foi encerrada sem que nem um vestígio de acidente fosse encontrado. O Coronel Ismael, diretor do CTA, em entrevista ao repórter Romário Alves lamentou que existam pessoas desse naipe, que criam boatos e mobilizam em vão várias instituições que poderiam nesta hora estarem prestando ajuda e socorro em outras ocorrências. "A disseminação desse tipo de áudio no WhatsApp acaba causando prejuízo à sociedade, ao erário público, principalmente porque a gente deixa de fazer os atendimento preventivos para fazer uma ação pontual dessa que notadamente é um boato, entendeu".

A cobertura completa desse caso você verá na manhã desta terça-feira (10),  a partir das 6h45, no programa Bandeira 2  (TV Difusora).

LEIA TAMBÉM:
Aeronave teria caído em Conceição do Lago Açu, segundo moradores; Bombeiros e SAMU foram acionados

Leia também

Next
Faça seu comentário

0 comentários: