DOM JACINTO: Religioso bacabalense celebra 46 anos de ordenação presbiteral

17/01/2018



A Catedral Nossa Senhora das Dores, em Teresina, celebrou na noite da última segunda-feira (15) a missa em ação de graças pelos 46 anos de ordenação presbiteral do Arcebispo Dom Jacinto Brito. Na ocasião, houve a presença de membros do clero arquidiocesano, familiares e demais fiéis católicos.

Ordenado sacerdote em 15 de janeiro de 1972, em Bacabal, sua terra natal, Dom Jacinto realizou diversas atividades em sua caminhada sacerdotal. Além de ter sido membro do Conselho Pastoral Diocesano, integrou a Comissão Nacional do Clero e foi Vigário Geral da Diocese e Reitor do Seminário Interdiocesano de Santo Antônio, em São Luís.

Na Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto sucedeu a Dom Sérgio da Rocha, hoje Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, tornando-se o sétimo Arcebispo Metropolitano da capital piauiense.

No final, o arcebispo agradeceu a comunidade presente na cerimônia. "Deus, comemorando mais um ano e celebrando com alegria o ministério da fé em honra do Vosso Nome para que minha vida possa exprimir o que realizei em Vosso altar. É muito bom quando depois de 46 anos se pode entrar na Igreja como hoje entrava ladeado por queridos irmãos, padres, diáconos, ministros, leigos e leigas. A juventude biologia já passou, tenho 70 anos, mas a juventude do sacerdócio está intacta, graças Deus!", declarou.

Continuando a demonstrar gratidão pela celebração, Dom Jacinto, que já presidiu 20.669 missas, reforçou a principal missão de um padre e ratificou o seu "sim". "Esse ato que é sempre o ato mais importante da nossa fé é também o ato principal do padre. A principal função do padre é presidir a Eucaristia. Deus na sua bondade me confiou esta Igreja tão bela pelo laicato, pelo clero. Isso nos dá uma alegria imensa e renova o desejo de ser pastor e de se doar quando se ver tanta gente engajada", concluiu.

Leia também

Next
Faça seu comentário

0 comentários: