PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Drª Suelen Vieira Ribeiro, especialista em alergia e imunologia, atende na Clínica Dr. Maurício Carvalho


Diagnóstico em Alergia

Asma, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, dermatite de contato,dermatite atópica, alergia alimentar, alergia a picada de insetos, alergia a medicamentos e outras substâncias químicas.
A prevalência das doenças alérgicas tem aumentado nos últimos anos, sobretudo entre crianças e adultos jovens. Alergia é uma resposta exagerada do nosso organismo quando entra em contato com determinadas substâncias. As manifestações clínicas variam desde sintomas respiratórios (falta de ar, tosse, chiado no peito), de pele (urticária) ou intestinais (vômitos, diarreia, constipação) até quadros generalizados graves que podem levar à morte.

O diagnóstico das doenças alérgicas é baseado nos sintomas clínicos do paciente e através de exames de sangue e de testes alérgicos específicos, dentre eles os testes cutâneos.

O que são testes cutâneos alérgicos?
São testes aplicados na pele do paciente para identificar possíveis substâncias causadoras das doenças alérgicas.

Qualquer pessoa pode fazer esses testes?
Sim, desde que indicado adequadamente por um médico.

Um teste positivo significa necessariamente alergia?
Não. Um teste alérgico positivo significa SENSIBILIDADE. Assim, o médico alergista irá interpretar este resultado e dar o diagnóstico adequado.

Como esses testes são realizados?
Existem 2 principais tipos de testes alérgicos cutâneos: o teste de puntura (Prick test) e o teste de contato (Patch test). O medico alergista é quem irá decidir qual o teste mais adequado, dependendo da doença alérgica em questão.
- Teste de puntura (Prick test): consiste na aplicação de uma gota de cada substância a ser testada na pele do paciente (no antebraço ou nas costas). O resultado é dado após 20 minutos.

- Teste de contato (Patch test): são utilizadas placas adesivas contendo as substancias a serem testadas, que são aplicadas nas costas do paciente. Essas placas permanecerão em contato com a pele do paciente por 48 horas. Após a remoção das placas, serão realizadas 2 leituras e o resultado é dado após o terceiro dia.

Por que é importante a realização dos testes alérgicos?
Porque as doenças alérgicas são de caráter genético e tem forte influência do meio ambiente. Portanto, para o adequado controle dos sintomas, é necessário além do uso de medicamentos, a identificação e a eliminação do agente causador da alergia.

Drª Suelen Vieira Ribeiro (CRM-MA: 6193)

Atendimento
Clínica Dr. Maurício Carvalho (segundas, terças e quintas)

Rua Magalhães de Almeida, Nº 606 – Centro - Bacabal-MA
Fone: (99) 3621-7780 e 98219- 1212
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...