Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

19 de ago. de 2017

“O Aulão do Enem é nota 10”, diz aluno após participar do programa em Bacabal


Por Fabiana Akira (Secap)
Foto: Felipe Neiva.
O Aulão do Enem me ajudou muito a entender como funciona a prova e também a tirar dúvidas das matérias. Tinha coisa que aprendi em um dia que não tinha conseguido entender em uma semana de aula na escola. O Aulão do Enem é nota 10”, conta Fabrício Sousa Silva, de 17 anos. O jovem participou do Aulão realizado em Bacabal, no último dia 12.

A edição 2017 do programa leva para os municípios aulas de português, matemática, química, história, geografia, biologia, física, literatura, língua estrangeira, redação e sociologia, ministradas por uma equipe de professores com vasta experiência em curso pré-vestibular e contratados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), responsável pela realização do programa.

Ao todo, a nova edição vai percorrer 94 municípios maranhenses, um número quase cinco vezes maior que o da primeira edição, realizada em 2015, quando 20 municípios receberam a megarrevisão que leva mais conhecimento aos jovens do interior que sonham ingressar em uma universidade.

Quem também participou da edição de Bacabal foi Francisco das Chagas Castro, de 20 anos. Ele conta que a forma com que os conteúdos do Aulão são repassados são o principal diferencial. “Os professores são muito bons, conseguem passar o conteúdo de uma forma muito leve e que nos instiga a aprender mais”, conta.

Material 


O que também chamou a atenção do jovem foi o material didático, uma espécie de apostila que é entregue a todos os participantes dos aulões. “O material que eles entregaram é muito bom. Tem explicação dos conteúdos e também exercícios para testar o conhecimento aprendido na aula. É um apoio muito grande para quem vem se preparando para o Enem”, diz o jovem morador do povoado Barraca do Açude, em Bacabal.

O diferencial também é percebido pelos professores, como Maria Paixão. Ela leciona espanhol e já participou dos Aulões 2017 realizados em Colinas, Mirador, São João dos Patos e Paraibano. “Essa é uma iniciativa que deve permanecer muito tempo porque são visíveis a alegria e gratidão dos alunos do interior em ter essa oportunidade. Nós levamos o melhor que podemos oferecer aos alunos e também aprendemos com eles em todas edições”, diz a mestre que dá aulas desde 1995.

Novidades

Entre as novidades deste ano, está a disponibilização de todas as aulas preparatórias na Plataforma Negro Cosme – negrocosme.secti.ma.gov.br/start – possibilitando que as aulas sejam acessadas pela internet.

Outra inovação é a incorporação do módulo “Aulão da Cidadania”, que vai trabalhar conceitos como cidadania e desenvolvimento junto aos jovens que participarem de todas as aulas do Aulão.