Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

16 de jul. de 2017

SEMUC realiza Forum Municipal de Cultura de Bacabal



A Secretaria de Cultura de Bacabal realizou nesta sexta-feira (14),  em parceria com o Conselho Municipal, o V Fórum Municipal de Cultura com o objetivo de eleger os delegados da sociedade civil organizada que representarão o município no Fórum Estadual, previsto para acontecer em 18 de agosto na cidade de Timon.

O Fórum Municipal aconteceu na Escola de Música Almir Garcez Assaí com a presença de um grande público formado por artistas e produtores culturais. O evento teve como mediador e cerimonialista o técnico da Secretaria de Cultura, Zezinho Casanova, que saudou a todos e explicou os objetivos específicos do Fórum.

Após a explanação Casanova passou a palavra para Ângela de Oxum, representante das religiões de matriz africana. A mesma falou sobre a responsabilidade legal dos eleitos. Já Marcos França, representando o Conselho Estadual De Cultura, ressaltou que a difícil luta pelos direitos culturais.
O secretário adjunto municipal de Cultura, Antonio Raimundo Carvalho, representando o titular da pasta, poeta e compositor Paulo Campos, descreveu as dificuldades e vitórias da secretaria na atual gestão e se colocou a disposição para continuar o trabalho visando o desenvolvimento de políticas publicas voltadas para evolução do movimento cultural bacabalense.

Mestre Pinta, coordenador de Cultura Popular da SEMUC, falou sobre o andamento do processo de municipalização da cultura.

Artistas e produtores culturais dividiram-se em equipe por segmento para elegerem seus delegados. A delegação de Bacabal  ficou assim constituída (por segmentos culturais):

Literatura: João Batista da Costa Filho.

Áudio Visual: Jose Wilquer Avelino Sousa.

Música: Luciano Pereira Sousa.

Patrimonio cultural: Ângela Maria Pacheco Silva.

Artes Cênicas: Jorge Luis da Silva Stuart.

Cultura Popular: Francisco Santos da Cunha, Genivaldo Ferreira de Oliveira.

Artes Visuais: Jeremias Pereira.

Todos os eleitos foram homologados na plenária final do Fórum e a Secretaria de Cultura, juntamente com o Conselho Municipal De Cultura, reafirmaram seus papéis independentes na elaboração de políticas culturais para Bacabal.