Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

30 de jul. de 2017

Professor egípcio dará curso sobre literatura em Bacabal


Por: Isaura Daniel
O professor egípcio Maged ElGebaly dará um minicurso sobre literatura da imigração árabe no Brasil dentro de um congresso no Maranhão em agosto. Com o título “Questões conceituais nas literaturas da imigração árabe no Brasil”, as aulas estarão inseridas no I Congresso Internacional de Letras (I Conil), que ocorre entre 23 e 25 de agosto no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Bacabal.
No minicurso, ElGebaly vai falar a respeito de literatura da imigração árabe no Brasil. Serão abordadas obras de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Ana Miranda, Raduan Nassar, Milton Hatoum, Miguel Selim e Jorge Tufic. Alguns dos escritores são de origem árabe e outros têm personagens e elementos da cultura árabe em seus livros.
Também estará entre os temas do curso a Liga Andaluza, movimento que que existiu na capital paulista entre as décadas de 1930 e 1950 para fomentar o renascimento literário árabe. O minicurso ocorre nos dias 23 e 24, das 16h30 às 18h30. 
O egípcio foi convidado para participar do evento pela professora doutora Cristiane Navarrete Tolomei, da comissão organizadora do Conil. ElGebaly é coordenador do Departamento de Língua Portuguesa na Faculdade de Línguas da Universidade de Assuã, no Egito.

Ele tem doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Tradução pela Ain Shams University, além de mestrado em Linguística pelo Instituto Caro y Cuervo, da Colômbia, e licenciatura em Língua Espanhola e Língua Árabe pela Ain Shams University, do Egito.

Após fazer seu doutorado na USP,  em 2012, ElGebaly voltou ao Egito e apresentou proposta de abrir um curso de bacharelado em português, o que conseguiu junto à Universidade de Assuã. O curso é o único na área no país.
O egípcio relata que seu trabalho é em prol do conhecimento das literaturas de língua portuguesa e pelo intercâmbio com Brasil, Portugal, Angola e Moçambique. “Visito o Brasil anualmente para me manter atualizado sobre as produções culturais, linguísticas, literárias e acadêmicas na área de língua portuguesa e suas literaturas”, afirmou ElGebaly à ANBA
A Universidade de Assuã recebe brasileiros para lecionar português e suas literaturas.
Dentro do congresso da UFMA ElGebaly também fará uma intervenção. No dia 24, às 8 horas, ele vai falar sobre o tema “Mulheres como cenário de crítica social: Luísa de O Primo Basílio e Rita de A Cartomante”. Ele conta que apresentará uma reflexão sobre a representação da mulher e sua situação num cenário de mudança social, a partir das duas obras citadas acima, de Eça de Queirós, e Machado de Assis, respectivamente.
Egípcio dá palestras frequentes no Brasil

Ainda no Maranhão, ele coordenará o simpósio “Literaturas de língua portuguesa na esfera internacional”, no dia 25 de agosto, às 13h30. O tema será a presença de literaturas de língua portuguesa nos países em que o português não é idioma oficial. “Convidamos os pesquisadores a apresentar pesquisas sobre essas mobilidades e as alteridades na recepção literária ou na tradução cultural das literaturas de língua portuguesa na esfera internacional”.

O congresso, em Bacabal, dentro do qual ElGebaly dará seu curso terá como tema “Língua Portuguesa e suas Literaturas no mundo” e se propõe a fazer uma reflexão sobre a língua portuguesa no mundo. Serão discutidos assuntos como estudos linguísticos, ensino do português, gêneros textuais, tecnologia e formação de professores, literaturas africanas de língua portuguesa, pluriculturalismo e educação, língua de sinais, entre outros.

O público do encontro deve ser formado principalmente por alunos da UFMA e pessoas de regiões próximas a Bacabal e São Luís, a capital.

As atividades são pagas.

Serviço:
I Congresso Internacional de Letras (Conil)
Dias 23, 24 e 25 de agosto de 2017
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Bacabal-MA
Mais informações: http://iconil.com.br/