Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

22 de jul. de 2017

Bacabal sediará evento do Governo do Maranhão voltado para a saúde da população negra


Com a participação popular das lideranças negras e comunidades tradicionais ligadas aos movimentos quilombola e de matriz africana, o Governo do Maranhão iniciou, na última terça-feira (18), a estratégia de ‘Escuta Territorial Sobre Saúde da População Negra’.

A Escuta será aplicada em oito territórios de saúde, nas 19 Unidades Regionais de Saúde (URS), totalizando os 217 municípios maranhenses, sendo 150 prioritários para elaboração da Política Estadual de Saúde Integral à População Negra no Maranhão.

A proposta da Escuta Territorial é, a partir dos debates, levantar as demandas da população para avançar na construção da Política Estadual de Saúde Integral à População Negra. O município de Itapecuru sediou o primeiro encontro e reuniu representantes de quilombos, gestores de política racial e técnicos das secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Igualdade Racial (Seir). Ao todo, participaram 97 pessoas e foram produzidas 41 propostas.

Bacabal

Na próxima terça-feira (25) as Escutas Territoriais chegam a Bacabal e acontecem, a partir das 13 horas, no auditório do campus da Universidade Federal do maranhão (UFMA), na avenida João Alberto.

Estamos reunindo as comunidades tradicionais, gestores, técnicos da área de saúde e discutindo ações a partir de quatro eixos: acesso da população negra às redes de atenção à saúde, promoção e vigilância em saúde, educação permanente e produção do conhecimento em saúde da população negra e fortalecimento da participação e do controle social. A expectativa é que o produto do que foi proposto em cada um desses eixos, em todas as regionais por onde passaremos, resulte no Plano”, explicou Claudiana Cordeiro, chefe do Departamento de Educação em Saúde da SES.

As escutas territoriais macrorregionais prosseguem ao longo de julho e agosto, nas regiões de Codó, Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra e São Luís.

Além da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participa da elaboração da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra, a Secretaria Estadual de Igualdade Racial (Seir).

Escutas Territoriais

25/julho – Bacabal (Bacabal, Pedreiras e Santa Inês);
27/julho – Codó (Caxias, Timon, Codó);
01/agosto – Imperatriz (Imperatriz e Açailândia);
03/agosto – Balsas;
08/agosto – Presidente Dutra (P. Dutra, Barra do Corda e São João dos Patos);
10/agosto – São Luís (São Luís e Rosário).