Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

3 de jun. de 2017

Prefeitura de São Luis Gonzaga recebe ambulância do Governo do Maranhão


Mais seis cidades já contam com ambulância nova e completamente equipada para atender a população de maneira adequada. A entrega dos veículos foi feita nesta sexta-feira (2) pelo governador Flávio Dino, em cerimônia do Palácio dos Leões, em São Luís. Os municípios contemplados foram São Luis Gonzaga, Lago da Pedra, Porto Franco, Tufilândia, São Vicente Ferrer e Carolina.

Com o lote desta sexta-feira, o Governo do Maranhão chega a 84 veículos entregues, desde o início do ano, aos municípios em benefício da população maranhense. A meta é chegar a 200 até o fim deste ano. A iniciativa faz parte da reconstrução do sistema de saúde público que o Governo do Estado realiza no Maranhão. 

O prefeito de São Luis Gonzaga, Dr. Júnior, recebeu o veículo e contou que o transporte de pacientes na cidade vinha sendo feito com um "furgãozinho já bem antigo", sem as condições adequadas. "Com essa ambulância, vai ser um sonho transportar as pessoas que mais precisam", disse.

O governador Flávio Dino disse que a entrega das ambulâncias vem num momento em que a crise econômica nacional atinge as finanças dos municípios, daí a importância da parceria entre o Governo do Maranhão e as cidades. “A saúde é uma grande prioridade da população, por isso também é uma grande prioridade do nosso governo”, afirmou Flávio. “As ambulâncias são um sinal a mais nesse espírito de parceria. É uma ação importante porque diz respeito ao dia a dia das cidades, da população. Fico feliz em poder, a cada semana, ajudar tantos municípios do Maranhão.”

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou que “com a entrega das ambulâncias, a gente ajuda os municípios nesse momento de crise e, sobretudo, garante ao paciente um transporte com mais segurança”.

Ele acrescentou ainda que os veículos fazem parte de uma política mais ampla de reorganização das redes de saúde das cidades.

Ambulâncias

As ambulâncias têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio para o caso de atendimento fora do veículo. As ambulâncias contam, também, com respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.

Os veículos são equipados com sistema de monitoramento contínuo para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico. Foram investidos R$ 960 mil nos seis veículos entregues nesta sexta-feira. (Informações Secap).