Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

9 de abr. de 2017

Municípios maranhenses já receberam 577 viaturas da PM em pouco mais de dois anos


Foto: Gilson Teixeira/Secap
Além de superar a marca de 12 mil policiais militares e civis pela primeira vez na história, o Maranhão também tem investido em equipamentos para o combate ao crime. Em pouco mais de dois anos, o governador Flávio Dino já entregou 577 viaturas à Polícia Militar, entre carros e motocicletas. Entre os anos de 2015 e 2017, 75 municípios foram beneficiados com veículos de quatro rodas e motos, o que permite mais agilidade no combate à criminalidade em localidades de difícil acesso. “Estamos alcançando o nosso objetivo de até o final do nosso governo atender a todos os municípios maranhenses. Com essas viaturas todas as regiões do estado estão sendo atendidas, de norte a sul do Maranhão”, diz Flávio Dino.

Como são as viaturas?

Os novos veículos possuem sistema de transmissão e armazenamento de imagens, permitindo que o policial receba informações de suspeitos em qualquer lugar em que estiver. Também são equipados com sistema de rastreamento, tabletes para monitoramento das operações em tempo real, GPS e sistema de localização.

Há ainda câmeras internas e externas, além de radiocomunicação compatível com o sistema digital da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). As novas viaturas utilizam um programa específico para a transmissão de dados, diminuindo as interferências de outros sinais.

Mudança na prática

Maranhenses dizem sentir a mudança nas ruas. A auxiliar de enfermagem Dulce de Sousa, moradora do bairro Bequimão, em São Luís, afirma que havia muitos assaltos nas ruas do bairro. Mas, com a ronda das viaturas, os casos presenciados por ela e comentados pelos vizinhos diminuíram bastante. “Vemos os carros da Polícia Militar passando constantemente pelas ruas. Isso aumenta a nossa sensação de segurança. Realmente temos visto menos casos de assalto acontecer por aqui”, diz a moradora.

Os policiais afirmam que o investimento, além de garantir mais segurança, é uma maneira de valorizar os profissionais. “A política de valorização do atual governo está sendo muito gratificante para os policiais. Os novos equipamentos só vêm a nos ajudar no nosso serviço diário de proteger a população ”, afirma o sargento Júnior, do 11º Batalhão de Polícia Militar, no município de Timon.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, destaca que são muitos os investimentos da atual gestão para melhorar o sistema de segurança: “As novas viaturas e todos os equipamentos que o Governo do Estado tem adquirido para o trabalho diário da polícia vai possibilitar ampliarmos a contenção da violência”.