Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

26 de abr. de 2017

I Movimento Abril Verde de Bacabal, em memória as vítimas de doenças e acidentes do trabalho, acontece nesta sexta-feira (28)


Com o objetivo de promover a conscientização da população sobre doenças e acidentes do trabalho, profissionais de Segurança do Trabalho celebram nesta sexta-feira (28) em memória as vitimas de doenças e acidentes do trabalho. Com esse mesmo propósito profissional, alunos e ex-alunos de Segurança do Trabalho de Bacabal se mobilizaram para realizar o I Movimento Abril Verde de Bacabal.

O movimento

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.

A mobilização se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.


Essa iniciativa quer trazer saúde e a prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida e produzimos a riqueza da sétima economia do mundo.

Adoecimentos

Estima-se 115 mil casos por ano 1º lugar: doenças do sistema muscular e tecido conjuntivo (45%- LER/DORT membros superiores; 49% problemas na coluna vertebral); 2º lugar: transtornos mentais (Depressão/ Ansiedade – 49%; Reação ao Stress Grave – 44%); 3º lugar: doenças do sistema nervoso (86% Síndrome do Túnel do Carpo e outros transtornos dos nervos de Membros Superiores) 4º lugar: doenças do aparelho digestivo (80% hérnias); 5º lugar: doenças do sistema circulatório (36% varizes).

I Movimento Abril Verde de Bacabal-MA 
                                   
Programação

Data: Sexta-feira (28/04)
Local: AABB (Associação Atlética Banco do Brasil)

19h – Recepção

19h15 – Palestras
Leonardo Lima – Técnico de Segurança/Bombeiro Civil (Atacadão - Grupo Carrefour)

19h30 - Wagner Mendes - Técnico em Segurança (Coca-Cola/Bacabal- MA) – Tema: Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

19h55 - Alex Castro - Técnico em Segurança (Instrutor de SST Ana Nery e Sigma, Consultor de SST) – Tema: Inclusão do SESMT na valorização do funcionalismo público em Bacabal.

20h20 - Marcos Fontes - Técnico em Segurança (Nacional Gás- São Luís) – Tema: Importância da Participação do Sindicato da Classe TST Clodoaldo de Jesus - Técnico em Segurança (Temmar/Terminal Marítimo do Maranhão - São Luís) - Importância da Participação do Sindicato da Classe TST.

20h45 - Adamastor Leão - Técnico em Segurança (Cemar/Bacabal-MA) – Tema: Empregabilidade na área de Segurança do Trabalho.

21h10 - André Carvalho - Técnico em Segurança (TLX/Bacabal-MA) – Tema: A importância do Técnico em Segurança do Trabalho no Local de Trabalho.

21h35 - Debate/Perguntas aos Palestrantes

22h - Encerramento