PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

banners-novembro-1.gif

domingo, 2 de abril de 2017

Gastrite ou má digestão?


Por Ana Elza –Nutricionista

A hipocloridria é a diminuição na secreção de ácido clorídrico no estômago (substância que promove a digestão dos alimentos e ativação para absorção de alguns minerais) levando a uma inflamação no tecido do estômago, aumento na produção de bactérias nocivas como a Helitobacter Pylori (bactéria presente em gastrites bacterianas), má digestão, diminuição na absorção de ácido fólico, ferro, zinco e vitamina B12.

Esta hipocloridria leva a alguns sintomas importantes como queimação, azia, distensão abdominal (barriga fica inchada), diarréia ou constipação (intestino preso), sensação de empachamento após comer, mau hálito, restos de comida nas fezes e língua branca.

A hipocloridria é causada por inúmeros fatores como doenças auto-imunes, nutrição deficiente em zinco e vitamina B6, excesso de gorduras e açúcares, alimentação com exageros, estresse, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de medicamentos como omeprazol continuamente.

A hipocloridria leva a gastrite por sérios fatores como: se não há suco digestivo suficiente (ácido clorídrico), não haverá digestão correta dos alimentos, principalmente de proteínas. Esta má digestão leva a uma lesão na parede do estômago. Esta lesão e má digestão podem piorar o quadro quando o bactéria H.pylori se instala. Estes quadros ainda levam a disbiose, alteração que já foi descrita aqui.

Os fatores que ainda pioram esta má digestão e hipocloridria são o uso de medicamentos como o omeprazol, uso de antiácidos, consumo abusivo de café, chás, chocolate, gorduras, bebidas alcoólicas, refrigerantes e água com gás, leite e derivados, soja e outros que podem ser específicos para cada pessoa. Todas estas alterações formam um ciclo vicioso levando a quadros de hipersensibilidades tardias (que em breve estará aqui no site), causando diversas doenças.

Há alguns alimentos que ajudam nesta melhora da hipocloridria e consequentemente, na digestão. Ofertar sempre na sua alimentação: hortelã, alecrim, erva-doce, couve, batata crua (pode bater nos sucos), fibras, frutas, legumes, evitar carnes, leite e derivados e não ingerir liquido junto com as refeições pois dificultará a digestão.Lembrando a vocês que esta é somente uma breve orientação uma consulta nutricional, para isso seria necessário ir a um profissional nutricionista.

Sigam no Instagram 
@nutricionistaanaelzacosta

(99)99210-5289/3621-7780
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...