PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

sábado, 1 de abril de 2017

Bacabal e os 90 dias do governo Zé Vieira


Nesta sexta-feira, 31 de março, completou exatos 90 dias que o prefeito de Bacabal, Zé Vieira (PP), assumiu o comando do município, período insuficiente para que qualquer um dos novos gestores municipais espalhados Brasil afora resolva pelo menos um terço dos problemas herdados das administrações anteriores que, como as atuais, também enfrentaram dificuldades por vários fatores e, o bacabalense consciente sabe disso mais do que ninguém, pois, deve se lembrar de que já nas primeiras semanas o prefeito ficou impedido de ter acesso às contas bancárias do município devido as gerências locais da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil terem acatado determinação por ofício do vereador Edvan Brandão (PRB) que, naquele momento, travava uma guerra judicial pela presidência da Câmara, fazendo, inclusive, com que o pagamento dos salários dos servidores atrasassem.

Para agravar os problemas, o mais rigoroso inverno dos últimos anos tem impossibilitado que a prefeitura coloque em prática o cronograma de obras elaborado para recuperar a infraestrutura das ruas e avenidas  do centro e bairros, como também recuperar as estradas vicinais que estão, sem dúvidas, sendo as mais castigas.

No entanto, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo só espera as chuvas cessarem ou, pelo menos, diminuírem de intensidade para dar início aos trabalhos. Enquanto isso, as atenções se voltam para a limpeza de esgotos e galerias que facilitam o escoamento rápido das águas quando dos temporais que acabam por alagar as vias.

Outro setor que tem recebido dedicação redobrada devida sua importância e a grande demandas é a Saúde. Tendo a primeira-dama Patrícia Vieira à frente o setor já restabeleceu o atendimento nos dois hospitais públicos que chegaram a fechar as portas no início do ano por falta de condições de trabalho, e, assim, tem sido nas demais unidades. 

Em todas elas existem médicos, enfermeiros e outros profissionais capacitados, além, é claro, de vasto estoque de medicamentos.

Tratamento Fora de Domicílio

Dentre as muitas iniciativas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde ainda podemos destacar a reativação do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), benefício que os usuários do SUS podem receber e que consiste na assistência integral à saúde, incluindo o acesso de pacientes residentes em Bacabal à serviços assistenciais localizados em outros municípios ou estados diferentes, quando esgotados todos os meios de tratamento e/ou realização de exame auxiliar diagnóstico terapêutico em nossa localidade.

Quem precisar do serviço basta procurar a Coordenadora do TFD – Bacabal, Kellen Araújo, que atende no prédio da Secretaria de Saúde na Rua Filomeno Parga S/N, Bairro da Esperança, de segunda a sexta-feira das 8h00 às 12h00.

Vale ressaltar que de acordo com a portaria nº55/99 – Secretaria Atenção a Saúde do Ministério da Saúde (SAS), o paciente deve ser encaminhado por um médico, após atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou qualquer outra unidade do SUS.

Cultura

Já em fevereiro, a administração Zé Vieira proporcionou as condições necessárias para que a população bacabalense tivesse uma festa momesca de qualidade e fizesse jus ao nome de Carnaval do Povo. Foram quatro dias de folia com total segurança, onde vale ressaltar os eventos para as crianças e idosos e a revitalização  da Banda Santa Cecília.

Interbairros

Quando muitos apostavam que nem aconteceria, a Secretaria de Desporto e Lazer organizou e tem início neste sábado (1º) a mais tradicional competição esportiva de Bacabal. O interbairros reúne times de futebol do centro e de todos os bairro, a abertura oficial tem início às 15h50 no Estádio Correão.

SAAE

A batalha também tem sido muito intensa no que tange o abastecimento de água e para isso o SAAE tem sido um aliado. Sob o comando de Ramon Braga, uma competente e experiente equipe técnica diuturnamente busca atender os reclames.

Como parte da revitalização administrativa que a nova direção pretende continuar implantando, foi lançado um serviço inédito na autarquia municipal, o DISK SAAE 0800 006 6010. No momento o serviço funciona apenas para ligações originárias de telefone fixo"Com o 0800 cria-se condições mais favoráveis para o usuário e, principalmente, para nossa equipe técnica. Com isso damos continuidade a modernização por nós desejada", enfatizou o diretor.

Então, o que se observa é que em meio às turbulências criadas pela crise que assola o país inteiro, em Bacabal agravada por força e insistência dos opositores de Zé Vieira, a gestão municipal vai seguindo em frente e recolocando a casa em ordem.
Pagamento em dia
O pagamento em dia, que foi uma das características dos dois primeiros mandatos de Zé Veira, está se repetindo agora. Ontem (31) foi efetuado o pagamento referente ao mês de março de todos os servidores municipais, incluindo aí dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que são pagos com recurso específico do governo federal, mas que ainda não foi creditado na conta do município.
Assim tem sido os primeiros dias da nova gestão que também já prepara uma programação especial para comemorar os 97 anos de Bacabal no próximo dia 17 de abril.
Detalhes dessas e das outras ações administrativas a população pode ter conhecimento através do portal do município - http://www.bacabal.ma.gov.br.

LEIA TAMBÉM:

Decisão do STJ não tira Zé Vieira do cargo e julgamento no TSE não tem data para acontecer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...