Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

22 de mar. de 2017

SAAE de Bacabal celebra o Dia Mundial da Água e conscientiza sobre o desperdício


A água é um dos bens mais preciosos da humanidade e economiza-la é cada vez mais necessário. Aproveitando que neste 22 de março o planeta celebra o Dia Mundial da Água o SAAE de Bacabal intensificou a campanha de conscientização sobre o desperdício.

Segundo o Portal Último Segundo, dados da ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a um abastecimento adequado. Ou seja, não têm à disposição pelo menos 20 litros diários de água a uma distância de até um quilômetro. Considerando a escassez, a entidade criou o Dia Mundial da Água em 1992 e, desde então, a data ganha importância a cada ano.

Na declaração da ONU Água feita em 2010 especificamente para essa data, a entidade destacou que “há uma necessidade urgente para a comunidade global – setores público e privado – de unir-se para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade da água nos nossos rios, lagos, aquíferos e torneiras”.

Em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi assinada por 193 membros da ONU. O documento prevê 17 objetivos a serem cumpridos até 2030, entre ele a busca por “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

Em Bacabal, a nova direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto tem se preocupado bastante com essa questão e, paralelo as ações voltadas para atender a demanda do abastecimento d’água em todo o município, tem também buscado fazer com que seus usuários entendam que a necessidade de evitar o desperdício é extremamente importante e deve ser encarada como prioridade.

Nós temos feito o que é possível para resolver os problemas, evitando que a população sofra sem a água tratada em suas torneiras, porém, não tem sido fácil e barato. Sem a contribuição dos nossos clientes a tarefa se tornará praticamente impossível. Espero que essa data alusiva à água sirva de alerta e, muito em breve, não só Bacabal, mas o mundo esteja mais consciente”, disse Ramon Braga, diretor do SAAE.